Na manhã desta segunda-feira (27), a cota de inundação do Rio Doce atingiu o nível de 3,98 metros, de acordo com a Defesa Civil Municipal, que, desde o último sábado (25), tem monitorado as áreas de risco do município. O aumento do volume de água é devido às fortes chuvas que caem na bacia do Rio Doce, em Minas Gerais.
Conforme o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, oito famílias do Olaria serão retiradas do local e levadas ao ginásio poliesportivo do Conceição. “Desde o último sábado estamos trabalhando preventivamente para minimizar os efeitos da chuva. Nossas secretarias estão mobilizadas para atender a população, caso haja necessidade, coordenadas pela nossa Defesa Civil Municipal”, disse.
Hoje, o grupo de trabalho, formado por diversas secretarias, se reúne para definir as ações de combate aos impactos da chuva nesse período. A Defesa Civil Municipal mantém o esquema de plantão 24 horas, realizando monitoramento em diversos pontos da cidade, além de uma série de visitas a locais críticos, que podem ser afetados pelas fortes chuvas.
O atendimento do órgão é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais, como deslizamento de barreiras, escorregamento de terra, entre outros. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.
A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal.
Prefeitura de Linhares