O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 56,4 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 9,81 milhões de sacas até o dia 24. A colheita evoluiu 7 pontos percentuais em relação à semana anterior.
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita de café no Brasil vive duas realidades bem distintas. O trabalho com o arábica está antecipado e segue em bom ritmo, enquanto no conilon está atrasado e lento. "No caso do arábica, a maturação adiantada permitiu o produtor ir mais cedo às lavouras, especialmente em Minas Gerais e São Paulo. No conilon, a maturação irregular e o clima adverso prejudicam o desenvolvimento da colheita, o que potencializa perdas maiores que o esperado, especialmente no Espírito Santo", comentou.
No caso do arábica, a colheita alcança 14% da produção, contra 7% da semana anterior, mas bem acima de igual período do ano passado (6%) e da média dos últimos cinco anos (7%). Já o conilon atinge 29% da safra, contra 44% em igual período de 2015 e 34% de média.
Safras & Mercado