Representantes capixabas se reúnem com ministro da agricultura para discutir importação do café

0

cafe sacaO ministro da agricultura, Blairo Maggi, recebe nessa terça-feira (7), representantes capixabas para uma nova discussão sobre a liberação da importação do café conilon. A reunião acontece em Brasília. Os capixaba devem apresentar os relatórios sobre os riscos que a liberação da importação do café pode provocar na cafeicultura do Espírito Santo e do Brasil.

O presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marcelo Suzart, deve apresentar um levantamento do risco de pragas ausentes no País, e que podem serem contraídas em caso de importação de café da África, da Ásia e até mesmo da América do Sul. O estudo foi encomendado pela Seag/ES e realizado pelos pesquisadores do Incaper. Foram identificadas ao menos quatro pragas de café existentes nessas regiões.

Outro material elaborado pelos capixabas, dessa vez pela Organização das Cooperativas Brasileira do Estado, a OCB/ES, deve contrapor a ideia de que a importação do café de outras origens poderia resolver o problema de altos gastos para a indústria nacional. As associações alegam que devido a seca que assolou o estado capixaba e o sul da Bahia, não haveria café suficiente para abastecer mercado interno e exportações.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário