Inscrições para o XIII Concurso “Conilon de Excelência Cooabriel” terminam dia 12/08

0
Cafés serão avaliados por degustadores

Cafés serão avaliados por degustadores

A falta de chuvas nas regiões produtoras do noroeste capixaba e sul da Bahia, que compreendem a área de ação da Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do pais, poderia ser um fator inibidor para a realização neste ano de 2016, do tradicional concurso de qualidade de café realizado pela cooperativa desde 2003. Contudo, desafios sempre existiram e a 13ª edição do concurso já está em fase final de inscrições.

Manejo são algumas das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do grão e são fatores importantes para o resultado de qualidade do café. As condições climáticas foram totalmente desfavoráveis, mas produtores associados, deixaram o problema de lado e motivaram a cooperativa a realizar o concurso, argumentando que um bom manejo, traria diferenciais. E desta forma, o concurso está sendo realizado.  “Ninguém faz um café melhor do que quem produz, ou seja, apostamos no manejo” – avaliou o presidente, Antônio Joaquim de Souza Neto (Toninho).

A Cooabriel, realiza o concurso desde o ano de 2003, com o propósito de promover a melhoria da qualidade do café conilon em sua área de ação, e Já realizou outras edições em meio a situações adversas. “Podemos fazer qualidade, mesmo em situações difíceis. Este ano, o problema está no tamanho da peneira, com muita quantidade de grãos pequenos devido às dificuldades com a seca, que resultou na redução da produção em nossa área de ação do conilon, contudo, vimos também bons cafés que dará boa bebida” – explicou o presidente. Ele disse que o produtor conhece os procedimentos essenciais para a qualidade da bebida. “Uma delas é o grão colhido maduro (aproximadamente 80% maduro), livre de fermentação e com cuidados na secagem, pilagem e armazenamento” – destacou.

Ao avaliar sobre o histórico da qualidade do conilon, Toninho declarou que a iniciativa de criar um concurso de qualidade do conilon há 13 anos, foi para promover mudanças de atitudes na forma de conduzir o café. “O clima a gente não interfere, mas o manejo sim. Foi tão positiva a nossa campanha de conscientização de qualidade ao longo dos anos, e o concurso foi um instrumento que veio validar isto, que o conilon conquistou espaços importantes no mercado, com o empenho do nosso produtor.”- destacou.  Recordou as primeiras ações do concurso, e disse: “No ano de 2003 a Cooabriel foi no campo falar com o seu produtor sobre o concurso e na ocasião destacamos que a nossa experiência em mercado de café mostrava, que o diferencial da qualidade do grão, era o que definia a compra do café”.

A Cooabriel foi pioneira na realização de concursos de qualidade para o café conilon, sendo base para outras iniciativas do mercado.

O gerente geral, Edimilson Calegari, destacou que a conscientização foi a chave para a melhoria do grão. “Antes, eram produzidos grandes volumes de conilon de baixa qualidade. Mudamos isto junto com o produtor e hoje, o conilon de boa qualidade é encontrado nos melhores blends do mundo. A Cooabriel teve um papel importante nesta conquista” – resumiu.

A 13ª edição, conta com apoio das empresas: Sicoob, RealCafé Solúvel do Brasil/Grupo Tristão, Fertilizantes Heringer, Sistema OCB/ES e Basf.

Informações Gerais – XIII Concurso Conilon de Excelência

Lote mínimo – mínimo de 10 sacas padronizadas por cada lote inscrito.

Prazo final para as inscrições – até dia 12 de agosto.

Prazo final para a entrega dos lotes inscritos – até dia 31 de agosto.

Divulgação:

– Lotes classificados com nome do produtor em ordem alfabética –  03/10/16

– Lotes premiados – dia 19 de outubro de 2016, em São Gabriel da Palha-ES – com cerimônia especial de premiação.

Quantidade de lotes selecionados – Serão selecionados os 10 melhores lotes de café conilon da safra 2016, sendo 05 lotes preparados pelo sistema natural e 05 lotes pelo sistema cereja descascado.

Premiação: A premiação será equivalente a café tipo 07 até 10% de broca (tabela da Cooabriel) na data da comercialização.

 

Premiação para classificados em café Natural:

1º lugar – 12 sacas;

2º lugar – 10 sacas;

3º lugar – 08 sacas;

4º lugar – 06 sacas;

5º lugar -04 sacas.

Premiação para classificados em café Cereja Descascado:

1º lugar -15 sacas;

2º lugar -13 sacas;

3º lugar -10 sacas;

4º lugar – 08 sacas;

5º lugar – 06 sacas.

Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário