Confira o editorial com os destaques da edição:
“Amanhã há de ser outro dia”
A canção de Chico Buarque diria que “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”. A seca que castiga a agropecuária capixaba nos últimos meses, principalmente, ficará pra trás em breve. Amanhã teremos um novo dia, um momento diferente e mais positivo na agricultura, acostumada a enfrentar desafios. Essa atual crise hídrica talvez tenha sido um dos maiores desafios da história do setor rural. Uma lição para todos. O cenário já aponta mudanças. A tendência de média de chuvas no segundo semestre de 2016 é melhor que do ano passado. Aí entra a oportunidade para os que estiverem preparados para colher os frutos do agronegócio nos próximos anos, período pós-seca. Cante como Chico Buarque, mas siga a trajetória do seu negócio sem deixar de caminhar nesse momento para que quando a ‘tempestade’ passar você possa estar preparado para o céu azul do agro.
A reportagem de capa mostra que a safra de café desse ano é pra ser esquecida pela quantidade colhida pelos produtores. Muito abaixo do esperado. Em vários municípios é possível constatar os estragos da seca na produção cafeeira. Com intensa queda na produção de café conilon devido a crise hídrica, perdas chegam a 80% em algumas situações.
Por outro lado vemos que é possível melhorar o cenário rural. Ações de recuperação de nascentes e construção de caixas secas e programa de construção de barragens viram exemplo para enfrentar momentos de escassez de água no campo.
O amanhã será dos jovens no campo. Uma nova geração que pode se firmar como sucessores deve se preparara e ser preparada para dar continuidade nos negócios da família. O oitavo Debate Agro, em Linhares, discutiu a sucessão familiar na agropecuária com o consultor internacional Francisco Vila que foi enfático: “Herança divide. Sucessão multiplica”
Para construir o futuro é preciso entender e reconhecer o passado. Pensando nisso, em breve, será lançado o livro “Transformações da Agricultura Capixaba – 50 anos”. Com fotos antigas e atuais distribuídas ao longo das 130 páginas, o livro é um resgate histórico da agricultura capixaba com base em textos publicados e relatos de atores que vivenciaram os eventos exatamente na época em que ocorreram.
Na engenharia agronômica, uma pesquisa traçou o perfil deste profissional e conheceu o mercado de trabalho no Estado capixaba. Outros temas ainda enriquecem nossa edição que conta com nossos articulistas com conteúdo especial.
Uma ótima leitura.
Franco Fiorot
Diretor/Editor