A cooperativa encerrou 2022 com um volume de exportação superior a 118 mil sacas, o equivalente a 10% da exportação de conilon do ES
O mercado interno de café tem apresentado melhor remuneração que as exportações que se apresentam reduzidas, segundo a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que prevê a retomada de volumes expressivos a partir de maio, com a chegada da safra. Na medida em que os preços estiverem regularizados no mercado internacional, a expectativa é de que as exportações sejam retomadas, haja visto que uma das principais razões deste cenário é a prática de preços abaixo dos brasileiros por parte do Vietnã.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
A gerente de Exportação e Sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz, destacou que a cooperativa encerrou 2022 com um volume de exportação superior a 118 mil sacas de café, o equivalente a cerca de 10% do volume de Conilon exportado pelo Espírito Santo no período.
Os números tornam-se ainda mais expressivos se for levado em consideração que na lista de exportadores figuram empresas multinacionais já muito tradicionais neste mercado. A América do Sul, Europa e Estados Unidos são as regiões em que a Cooabriel tem exportado seu café atualmente.
Hoje, o Conilon tem ocupado um espaço maior na participação do mercado, pelo fato de as indústrias terem aumentado o percentual de utilização destes grãos nos blends.
“O trabalho de melhoria da qualidade do café, que tem sido feito nos últimos anos, despertou um grande interesse pelo Conilon enquanto bebida. Isso soma-se ao diferencial de preço entre arábica e conilon o que abriu uma janela de oportunidades para o Conilon, tanto no mercado nacional, quanto no internacional”, comentou a gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel.
Para promover o café, a cooperativa tem participado de eventos nacionais e internacionais em parceria com Apex, Agro.BR, BSCA, OCB/ES – Sebrae, e realizado o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, que este ano completará sua 20ª edição.
A Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) é a maior cooperativa de café Conilon do Brasil, e em 2023 completa 60 anos de fundação.
Projetos para 2023
Entre os projetos da Cooabriel para este ano está a adequação para atendimento às demandas por cafés sustentáveis, que são crescentes, por meio de projetos e parcerias, para incrementar os volumes de oferta de cafés certificados.
Também a participação em eventos internacionais, dentre eles World of Coffee Athens – Grécia; GCP Member Assembly 2023 – Alemanha; Missão Empresarial – Cancun / México. O objetivo é a promoção do Conilon, já que esses eventos são importantes ferramentas para divulgação e aquisição de conhecimento sobre o mercado e seus consumidores.
Podemos citar a Sala de Provas ‘Dário Martinelli’, recém-inaugurada pela Cooabriel que será uma importante ferramenta para melhoria da qualidade, com a capacitação de produtores, colaboradores e demais membros da cadeia produtiva. O ambiente também poderá ser usado para provas de concurso e outras promoções. Além disso, destaca-se a implantação do Estoque Avançado de café no exterior, que está em tratativa no momento.
Redação Campo Vivo