A Cooabriel iniciou nesta semana a entrega da primeira remessa de mudas clonais de café conilon produzidas em seu viveiro localizado na cidade de Itabela-BA.
A primeira entrega ocorreu nesta quarta (16/01), na presença de um grupo de produtores da região e técnicos da cooperativa. Na ocasião, foi realizada uma “roda” de bate-papo técnico com discussões sobre clones produtivos, espaçamentos de plantios adequados e procedimentos de plantio da muda em tubete.
O técnico agrícola responsável pelo viveiro de Itabela, Ednaldo Rodrigues Neves, avaliou entusiasmado a importância da unidade para a região e a receptividade dos produtores pelo potencial das mudas da Cooabriel. “Os produtores vêm visitar o viveiro e estão elogiando muito o potencial das mudas da cooperativa, tanto pela qualidade da muda em sí, quanto pela organização do viveiro com clones identificados e o controle de pragas e doenças” – destacou.
O técnico disse que até o final deste mês de janeiro, serão entregues em torno de 200 mil mudas e estão programadas a entrega de mais 400 mil mudas aos produtores até o mês de abril/19. O viveiro de Itabela tem capacidade de produzir 1,5 milhão de mudas ano em duas remessas anuais de 750 mil mudas por remessa.
Conta com 6200m² de área e produz materiais adaptados para a região do sul da Bahia. Está localizado em terreno próprio da Cooabriel, anexo ao armazém da Filial da cooperativa em Itabela-BA.
Com informações de assessoria