Com a indústria já consolidada, o foco são cafeterias, baristas, empresas de locação de máquinas, pequenas e médias torrefações
O mercado consumidor está cada vez mais exigente quando se trata na busca por novas experiências com cafés especiais. A Espresso Robusta, do Grupo Robusta Coffee, antenada a essa tendência crescente de mercado, tem investindo em estratégias que visam agregar valor para atender, além das indústrias que a empresa já tem seu mercado consolidado, a cafeterias, baristas, pequenas e médias torrefações, empresas que alugam máquinas de cafés e, no futuro, colocar a marca para venda direta ao consumidor final.
O diretor de Qualidade do Grupo Robusta Coffee, Jonas Francisco Orletti, explicou que o grande carro-chefe que movimenta a empresa ainda é o commodity, com o canephora (Conilon e Robusta), e que, um Departamento de Cafés Especiais está sendo montado para mapear os grãos no Espírito Santo, Rondônia, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, abrindo novas portas com a carteira de cafés especiais que será montada para atender as exigências dos diferentes clientes.
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“Atendemos desde a indústria, que possui várias linhas de cafés que atende o consumidor que compra direto das prateleiras dos supermercados, até o gourmet, em cápsulas, e alguns lançamentos de linhas especiais, além de exportarmos para indústrias em outros países que têm exigências diferentes do Brasil, como por exemplo, as sanitárias”, frisou.
A empresa tem atendido uma gama diversificada de clientes por, desde sua criação, contar com um departamento especializado em avaliação sensorial de café. A empresa já enviou os cafés especiais para a Bulgária e tem aberto mercado no Japão. O crescimento desse mercado é considerado três vezes maior que o de café commodity (comum).
“Em todos os nossos cafés são feitas análises físicas e sensoriais, por isso começamos a identificar alguns nichos de mercado para cada tipo de café e, foi daí que começamos a atender grandes indústrias do jeito que elas precisavam, um diferencial de mercado, na ocasião, que nos fez crescer muito rápido”, comentou Jonas, informando que o foco hoje é no Conilon e Robusta, mas, no futuro pensam em agregar o Arábica, mantendo o diferencial que a empresa traz hoje no mercado.
O Grupo Robusta Coffee foi fundado em 2015 na cidade de Pinheiros/ES, e tem como diretor comercial, Thiago Orletti. O grupo engloba a Espresso Robusta, localizada em Linhares/ES, que tem André Ferri como diretor comercial, e, também, a filial Bahia Coffee, em Teixeira de Freitas/BA, com Renan Reisen como diretor comercial.
Parcerias e investimentos
A empresa enxerga o cafeicultor como protagonista de todo esse projeto. O valor que ela consegue agregar ao café, conforme informou o diretor de qualidade, é repassado aos produtores até como uma forma de incentivo para que continuem produzindo, haja visto que sem matéria-prima de qualidade não há como atender o mercado.
“Geralmente participamos, promovemos e financiamos concursos municipais, regionais e estaduais para conseguirmos elevar a qualidade dos cafés produzidos na nossa região. O Incaper também é nosso parceiro nesta busca por melhorias na qualidade, trabalhando, principalmente, com o produtor na pós-colheita, ensinando como conduzir corretamente esse processo para chegar a bons produtos para comercialização”, ponderou Jonas.
Armazenagem e processamento
“Desde 2018 a Espresso Robusta atua no armazenamento de café para produtores e empresas parceiras, com capacidade total de 550 mil sacas de café em Linhares, que contempla, também, o processamento dos grãos. A previsão é de que nos próximos anos essa capacidade de armazenagem chegue a 700 mil sacas”, explicou Jonas.
Após comprar do produtor, o café passa por máquinas, seguida de pesagem, retirada de impurezas, separação dos grãos por tamanho e por densidade, e por uma máquina seletora a laser, que retira os grãos pretos e ardidos e, por fim, é novamente repesado.
Redação Campo Vivo