Brejetuba recebe seminário sobre indicação geográfica do café

0

O município de Brejetuba recebe nos dias 21 e 22 de setembro o 16º Encontro de Cafeicultores de Brejetuba, o 3º Simpósio das Montanhas do Espírito Santo e o Seminário de Indicação Geográfica para Café. As atividades vão acontecer no Centro de Eventos Cafezão.

Durante os dois dias de atividade, haverá palestras e debates sobre mercado e qualidade, indicações geográficas para os cafés do Espírito Santo, manejo e poda da cultura do cafeeiro e a importância do produtor rural para a economia de Brejetuba.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente no local. Os eventos são uma realização do Incaper, da Prefeitura de Brejetuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e do Sebrae.

Cafeitura de Brejetuba

O município de Brejetuba é o maior produtor de café arábica do Espírito Santo, com uma produção anual média de 400 mil sacas, sendo que 100 mil são cafés cereja descascado superior. O café é sua principal atividade econômica, sendo produzido em 16 mil hectares, distribuídos em 1.184 propriedades, em sua maioria de base familiar.

Programação

21 de setembro (quinta-feira)

8h: Recepção e credenciamento

8h30: Abertura oficial

9h: Painel: Qualidade e Mercado

– Inovações tecnológicas para produção de cafés especiais – Diego Egídio Ribeiro (Engenheiro Agrônomo da Syngenta)

– Programa Nucoffee/ Syngenta – Nathan Silva (Engenheiro Agrônomo da Syngenta)

– Tratamento enzimático para desmucilagem do café – Ubirajara Amorim e Rodrigo da Silva Dias (Engenheiros Agrônomos/ LNF Americana)

11h: Debate

11h15: Almoço

13h: Seminário de Indicações Geográficas do Café

– Pronunciamentos institucionais

– Cenários das indicações geográficas do café no Brasil e no mundo – Anselmo Buss Junior (Presidente do Fórum Capixaba de Identificação Geográfica).

– Caso de sucesso: Denominação de origem do café do cerrado mineiro – Juliano Tarabal (Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro).

– As indicações geográficas dos cafés do Espírito Santo – Gabriel Fabres Beliqui (INOVATES).

15h: Debate

15h30: Importância do produtor rural para a economia de Brejetuba – Francisco Costa de Andrade (Auditor Fiscal da receita Estadual).

17h: Encerramento

22 de setembro (sexta-feira)

8h: Recepção e credenciamento

8h30: Abertura oficial

9h: Painel Manejo da cultura do cafeeiro

– Uso das tecnologias da cafeicultura como ferramenta na melhoria da produtividade – José Braz Matiello (Pesquisador/Fundação Procafé)

– Renovação de lavouras cafeeiras visando à possibilidade de mecanização – Cesar Abel Kroling (Extensionista do Incaper)

– Particularidades e manejo da cafeicultura da região das Matas de Minas – Sebastião Mendonça (Engenheiro Agrônomo – Casa do Adubo)

12h: Debate

12h15: Almoço

13h: Poda da Lavoura Cafeeira

– Poda programa de ciclo para café arábica – Abraão Carlos Verdin (Pesquisador do Incaper)

– Manejo de nutrição de lavouras podadas – Matheus Fonseca (Extensionista do Incaper)

– Manejo integrado da cultura do cafeeiro (Cristiano Henrique Venturim – (Engenheiro Agrônomo da Syngenta)

16h: Debate

16h30: Pronunciamento das autoridades

17h30: sorteio de 100 sacos de adubo

19h: Encerramento

Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário