Estão abertas as inscrições para a I Mostra de Qualidade de Café de Alegre. O objetivo é identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem café arábica e café conilon de qualidade, com o intuito de fortalecer e valorizar a cafeicultura do município.
A ação também incentiva a adesão à produção de cafés de qualidade, em função do valor agregado obtido pelo tipo do produto, que permite a conquista de novos mercados e, consequentemente, a sustentabilidade à cadeia produtiva.
A Mostra é promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Alegre, Empresa Junior de Cafeicultura (Caparaó Jr.) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus de Alegre e Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
Para a coordenadora do Escritório Local do Incaper de Alegre, Aline Chaves Pereira, a Mostra é muito importante para motivar os agricultores que produzem café. “A demanda de produtores para trabalhar com cafés de qualidade vem crescendo, tanto na produção quanto no processamento. Por isto, precisamos fomentar este trabalho para estimular a produção de cafés com mais qualidade em nosso município”, disse.
“Queremos dar voz aos nossos produtores. Nós já trabalhamos através das parcerias para a valorização dos produtores, queremos que eles sejam acompanhados tanto na produtividade, quanto na qualidade. E esse trabalho já tem dado resultados importantes para nossa cidade”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Rural de Alegre, Alessandra Vasconcelos Albergaria.
Lançamento
A I Mostra de Qualidade de Café de Alegre foi lançada no dia 28 de maio, quando o regulamento foi apresentado aos agricultores. Na ocasião, o extensionista do Incaper, Tássio da Silva Souza, ministrou uma palestra sobre Produção de Cafés Especiais.
Como participar
Os cafeicultores do município de Alegre têm até o dia 12 de agosto para fazer a inscrição. O regulamento oficial está disponível no site do Incaper, da Prefeitura Municipal de Alegre e da empresa Caparaó Jr.
Incaper