Qualidade na produção de ovos e na formação das aves. Esse é o objetivo do Programa Anual de Capacitação de Avicultores (Qualificaves Postura Comercial 2019), que aconteceu na noite de quarta-feira (20), em Santa Maria de Jetibá, município que mais produz ovos no Brasil.
O encontro reuniu 55 pessoas, entre avicultores e técnicos. O Qualificaves foi realizado em parceria entre a Aves e a Coopeavi e contou com o apoio da Hy-line do Brasil.
O palestrante foi o médico veterinário Bruno Guastelli (SP). O evento tratou dos Parâmetros de qualidade de ovos e principais fatores que influenciam. Bruno, além de veterinário, é consultor de Serviços Técnicos da Hy-line do Brasil, desde 2013. O médico veterinário falou sobre os principais pontos para elevar a produção dos ovos.
“É importante investir em ambiência, esse é um dos itens muito significativos por conta da temperatura. Controlando o calor excessivo e por algumas vezes o frio também. Ter o controle de qualidade da matéria prima ajuda o produtor pode fazer seleção dos grãos que dão para suas aves, um item simples e que contém um impacto grande. A qualidade intestinal também está ligada à produção de ovos das aves. É preciso ter muito cuidado com o tipo de alimentação que se é dada. Outra dica é a lavagem das mãos, separar os ovos danificados dos conservados, mantê-los sempre limpos” disse Bruno.
Com informações de assessoria