Um Mutirão Agroecológico será realizado nesta quinta-feira (18) na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Linhares. A ação visa estimular, por meio de oficinas de aprendizagem coletiva, práticas agroecológicas relacionadas à criação de galinhas, abelhas sem ferrão e à produção de compostagem.
Na ocasião, os participantes irão aprender e praticar a maneira como se constrói uma cerca viva para a criação de galinhas. Além de conter os animais, essa cerca, feita com hastes de mandioca, constitui uma fonte importante para a alimentação animal.
Outra prática a ser experienciada é a implantação de meliponários na Estação das Abelhas, o que significa que os participantes do Mutirão terão a oportunidade de conhecer o trabalho das abelhas sem ferrão. Por fim, serão aprendidas técnicas de adubação orgânica, com a produção de compostagem e fermentados.
“Essa atividade busca aperfeiçoar os métodos de extensão agroecológica. Trabalha diversas técnicas por meio de aprendizagem coletiva e ação solidária entre os participantes. Embora haja três temas para a ação prática no mutirão, será possível trabalhar a visão do todo da agroecologia”, falou a pesquisadora do Incaper Marcia Guelber Sales.
Está prevista a participação de agricultores dos municípios de Linhares e Aracruz, estudantes dos cursos de Biologia e Engenharias e de escolas dos ensinos fundamental e médio, além de um grupo de 10 pessoas de Itamaraju, da Bahia.
A atividade faz parte do projeto “Um novo olhar sobre os sistemas tradicionais: inovação e socialização de tecnologias para a transição agroecológica da produção animal”, executado pelo Incaper com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica
O mutirão ocorrerá na Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA), que fica na Fazenda de Linhares. A unidade desenvolve trabalhos com galinhas caipiras, compostagem, abelhas sem ferrão e elaboração de fórmulas de ração visando ao melhor aproveitamento pelas aves, usando várias alternativas que possam baixar o custo para o produtor. A UEPA é uma unidade experimental e demonstrativa onde são realizadas visitas técnicas, demonstração dos métodos e instalações por meio de oficinas e também oferta de estágios para estudantes.
Luciana Silvestre Girelli