A revisão das recentes informações sobre influenza aviária, mais conhecida como gripe aviária, é o tema de um curso internacional que será realizada de terça (8) a sexta-feira (11), em Brasília. Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – entre eles, os de superintendências federais de Agricultura – e de alguns órgãos estaduais de defesa sanitária animal participarão do evento, patrocinado pelo Serviço de Inspeção e Sanidade Animal e Vegetal (Aphis, na sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Além da revisão de informações sobre a doença, o curso também servirá para discussão de ações de vigilância e preparação de respostas rápidas a focos de influenza aviária, além do primeiro atendimento a casos suspeitos e treinamento em coleta de amostras para exames laboratoriais.
O curso contará também com a participação de técnicos de países da América do Sul. O evento ocorrerá no Hotel Cullinan Brasília, próximo ao Brasília Shopping, na Asa Norte. Na quarta-feira à tarde, haverá treinamento Hospital de Grandes Animais da UnB, na Granja do Torto.
Representando o Espírito Santo, a médica veterinária do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Luciana Fischer Gaspar, participa da capacitação.
Mapa