O temporal que atingiu o Espírito Santo entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta abriu crateras no asfalto, matou um trabalhador afogado, derrubou árvores, deixou desabrigados, provocou enchentes e alagamentos em diversas localidades. Moradores saíram de casa às pressas tentando salvar o que podiam. Casas e carros ficaram embaixo d’água.
No distrito de Jacupemba, em Aracruz, o trabalhador rural, José da Cruz de Jesus, 47, morreu afogado após o asfalto na BR 101 Norte ceder com a força da água. Ele foi arrastado pela correnteza. O corpo foi liberado pelo Departamento Médico Legal DML por volta das 18h20.
A pista já estava alagada devido à chuva que atingiu a região. A cratera provocada pela chuva tem 30 metros de comprimento e 15 metros de profundidade. O tráfego neste trecho da BR 101 continua interrompido nos dois sentidos. Os municípios de Linhares e Aracruz foram os mais prejudicados com alagamentos. Diversos bairros da Grande Vitória também foram atingidos.
O rompimento de uma represa pode ter provocado o grande volume de água que tomou conta do asfalto e abriu a cratera na rodovia. Os dados são de um levantamento preliminar divulgado pelo Corpo de Bombeiros. A corporação enviou militares com duas viaturas e uma embarcação para o auxílio aos moradores que ficaram isolados pelas águas.
Na manhã desta quarta, um acidente envolvendo um carro e um caminhão ocorrido no km 216 da BR 101, localizado nas proximidades do Mosteiro Zen Budista, em Morro da Vargem, Ibiraçu, deixou uma pessoa morta. Cchovia forte no momento do acidente.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ícaro Roldão Chaves de Barros Júnior, 35 anos, conduzia o Corsa Wind placas MPE-3005, de Vila Velha, no sentido Ibiraçu-Vitória, quando invadiu a contramão e bateu de frente com o caminhão VW placas MQI-2508, de Cariacica, dirigido por Adilson Hand, que seguia no sentido contrário. Ícaro Roldão ficou preso entre as ferragens e morreu no local do acidente.
Na tarde desta quarta, o município de Aracruz decretou estado de emergência. A Defesa Civil informa que 50 desabrigados foram acomodados em uma escola no município de Aracruz. Outras 100 pessoas desalojadas encontraram abrigo na casa de parentes ou amigos e mais 200 pessoas tiveram a rotina mudada em função do desastre.
No Norte do Espírito Santo, a chuva provocou a suspensão no fornecimento de energia elétrica em quatro municípios capixabas atendidos pela Empresa Força e Luz Santa Maria. Moradores de Colatina, São Gabriel da Palha, Pancas e Marilândia foram prejudicados. O fornecimento de energia foi restabelecido ao longo desta quarta-feira.
Redação Gazeta Rádios e Internet