A partir de 2008, o Brasil pretende exigir projetos de produção integrada, certificação e rastreabilidade em todos os produtos de exportação do agronegócio, incluindo flores e plantas ornamentais. Numa iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/MAPA) será realizado nesta quinta-feira, 6, a partir das 8 horas, seminário no auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc para agentes do agronegócio regional. A primeira, “Desafios para as Exportações do Agronegócio Brasileiro”, com Eduardo Sampaio Marques, diretor do Departamento de Promoção Internacional da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio. Em seguida, “Linhas e Programas de Financiamento do BNDES”, por Isamara Seabra, gerente do Depto. de Relações com o Governo, do BNDES; e “Integração para Exportação: Condomínio Rural e Consórcio de Exportação”, por Daniel Amim Ferraz, coordenador do Núcleo de Integração para Exportação do Depto. de Promoção Internacional do Agronegócio, do Ministério da Agricultura. Assessoria de Comunicação da Ceplac
Com seminários do AgroEx, o Ministério da Agricultura e as instituições parceiras como Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Federação da Agricultura do Estado da Bahia e Uesc querem demonstrar a importância das questões sanitárias e fito-sanitárias para exportação, divulgar linhas de financiamento e integração das cadeias produtivas, formas de organização da produção e de agregar valor ao produto exportado e apresentar casos de sucesso.
Na quinta-feira, após credenciamento e inscrições, se dará a abertura do XII Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), às 9h15min com pronunciamento das autoridades, seguido do Painel I – Estratégias do Agronegócio para Exportação e palestras.
À tarde, será feito o Painel II: Ferramentas para Exportar Produtos do Agronegócio, com palestras: “Sistemas Agropecuários de Produção Integrada”, com George Simon, chefe da Divisão de Produção de Grãos, Raízes e Oleaginosas, da Secretaria de Desenvolvimento Agronegócio e Cooperativismo; “As Ferramentas do MDIC de Auxilio ao Exportador”, por Miguel Albuquerque, analista do Depto. de Planejamento e Desenvolvimento do Comercio Exterior do Secex/MDIC; e “Caminhos para Exportar: o Passo a Passo para a Exportação do Agronegócio”, por Flávio Tadeu Costa Silva, analista de comércio exterior do Núcleo de Integração para Exportação da SRI/Mapa.
O evento será encerrado com a apresentação de dois casos de sucesso. O primeiro por Fausto Pinheiro, diretor da Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia (Cabruca) e o outro, por Nilton Cruz,diretor-presidente da Amazon Bahia Ltda. O XII Seminário do Agronegócio para Exportação busca levar aos agentes do agronegócio local – produtores, sindicatos rurais, cooperativas, agroindústrias e distribuidores –, informações sobre políticas e programas governamentais de apoio à atividade exportadora.
Seminário aborda projetos do agronegócio exportador
0
Compartilhar: