Seminário aborda projetos do agronegócio exportador

0


 


A partir de 2008, o Brasil pretende exigir projetos de produção integrada, certificação e rastreabilidade em todos os produtos de exportação do agronegócio, incluindo flores e plantas ornamentais. Numa iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/MAPA) será realizado nesta quinta-feira, 6, a partir das 8 horas, seminário no auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc para agentes do agronegócio regional.



Com seminários do AgroEx, o Ministério da Agricultura e as instituições parceiras como Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Federação da Agricultura do Estado da Bahia e Uesc querem demonstrar a importância das questões sanitárias e fito-sanitárias para exportação, divulgar linhas de financiamento e integração das cadeias produtivas, formas de organização da produção e de agregar valor ao produto exportado e apresentar casos de sucesso.



Na quinta-feira, após credenciamento e inscrições, se dará a abertura do XII Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), às 9h15min com pronunciamento das autoridades, seguido do Painel I – Estratégias do Agronegócio para Exportação e palestras.


 


A primeira, “Desafios para as Exportações do Agronegócio Brasileiro”, com Eduardo Sampaio Marques, diretor do Departamento de Promoção Internacional da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio. Em seguida, “Linhas e Programas de Financiamento do BNDES”, por Isamara Seabra, gerente do Depto. de Relações com o Governo, do BNDES; e “Integração para Exportação: Condomínio Rural e Consórcio de Exportação”, por Daniel Amim Ferraz, coordenador do Núcleo de Integração para Exportação do Depto. de Promoção Internacional do Agronegócio, do Ministério da Agricultura.



À tarde, será feito o Painel II: Ferramentas para Exportar Produtos do Agronegócio, com palestras: “Sistemas Agropecuários de Produção Integrada”, com George Simon, chefe da Divisão de Produção de Grãos, Raízes e Oleaginosas, da Secretaria de Desenvolvimento Agronegócio e Cooperativismo; “As Ferramentas do MDIC de Auxilio ao Exportador”, por Miguel Albuquerque, analista do Depto. de Planejamento e Desenvolvimento do Comercio Exterior do Secex/MDIC; e “Caminhos para Exportar: o Passo a Passo para a Exportação do Agronegócio”, por Flávio Tadeu Costa Silva, analista de comércio exterior do Núcleo de Integração para Exportação da SRI/Mapa.



O evento será encerrado com a apresentação de dois casos de sucesso. O primeiro por Fausto Pinheiro, diretor da Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia (Cabruca) e o outro, por Nilton Cruz,diretor-presidente da Amazon Bahia Ltda. O XII Seminário do Agronegócio para Exportação busca levar aos agentes do agronegócio local – produtores, sindicatos rurais, cooperativas, agroindústrias e distribuidores –, informações sobre políticas e programas governamentais de apoio à atividade exportadora.


 


 


Assessoria de Comunicação da Ceplac

Compartilhar:

Deixar um Comentário