Governo cria programa de prevenção aos efeitos da seca

0

 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), iniciou nesta quarta-feira (07), os trabalhos do Programa Estadual de Convivência com a Seca (PECS), criado no Espírito Santo para ajudar os produtores no combate permanente aos períodos de estiagem que atingem o Estado todos os anos. Este programa consiste em ações preventivas contra a seca.


 


Entre as principais ações emergenciais estão: articulação com os agentes financeiros para fazer prolongamento das dívidas dos créditos; apoio às cooperativas e às prefeituras. Já entre as ações a serem estabelecidas a médio e longo prazo estão: prioridade de construção de uma infra-estrutura hídrica para retenção de água nas propriedades e, principalmente, aprender a conviver com a seca e, assim, preparar a alimentação dos animais para enfrentar este período.


 


“Estamos concluindo a elaboração deste plano para conviver com a seca, já que este é um fenômeno cíclico. Como trabalhamos até agora basicamente com ações emergenciais, neste momento a idéia é fazer este programa de médio e longo prazo para que os produtores sejam preparados para conviver bem com a seca”, disse o subsecretário de Estado da Agricultura, Cléber Guerra.


 


Para o presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha, “o programa vai ajudar, já que hoje não se pode abrir mão de providências como irrigação, crescimento de produtividade e aumento de produção com redução de área. Esta programação mais estruturada do Governo do Estado, por meio da Seag, para definir as atividades agrícolas é fundamental para o setor”.


 


Este programa vem em um momento oportuno, uma vez que é fundamental agir e tratar o Estado como um todo, fazendo com que as políticas públicas cheguem com maior rapidez a todas as regiões. Esta iniciativa é importante e nós somos parceiros para enfrentar a situação. O que pudermos fazer para melhorar a convivência com a seca, iremos fazer”, acrescentou o prefeito de Colatina e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Guerino Balestrassi.


 


A reunião contou também com a participação do diretor Técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), José Luiz Demoner; do secretário de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim e presidente do Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura (Fosemag), José Arnaldo Alencar; do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Esthério Colnago; de técnicos do Incaper; representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), das cooperativas Selita, Veneza, Cavil, Clac, entre outros.


 


 


Gerência de Informação e Análise – Seag


 

Compartilhar:

Deixar um Comentário