Febre aftosa é tema de campanha em escolas de todo o Estado

0

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) deu início, nessa segunda-feira (11), a mais uma campanha do projeto “Idaf na Escola”. O tema que está sendo abordado é a febre aftosa, doença que atinge animais biungulados (de duas unhas), principalmente os bovinos e bubalinos. A ação segue até sexta-feira (15). 

Ao longo da semana, os servidores do Instituto realizarão palestras e desenvolverão atividades educativas em mais de 40 municípios. A previsão é que sejam atendidos mais de 2.300 alunos do Ensino Fundamental de escolas, prioritariamente públicas e rurais, de todo o Estado. 

Para o médico veterinário do Idaf, Fábio Augusto Canesin Filho, que ministrou palestra em Pancas e Mantenópolis e amanhã apresentará em Alto Rio Novo, a receptividade dos alunos e professores tem sido excelente. “Às vezes uma única frase pode fazer a diferença, por isso, entendemos que é fundamental estarmos presentes, contribuindo com a formação desses alunos, principalmente porque muitos deles moram em áreas rurais, em que as atividades do Idaf são constantes. Já recebemos solicitação para outras participações e iremos contribuir naquilo que for possível. Quase 200 adolescentes receberam as orientações aqui na região. O Idaf quer estar perto do cidadão”, diz Canesin. 

Idaf na Escola 

O “Idaf na Escola” é um projeto que prevê a inclusão de temas relacionados às ações do Instituto nas atividades escolares de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de escolas de todo o Estado. 

O Instituto tem intensificado os investimentos em educação sanitária e ambiental e esta é mais uma oportunidade para que os alunos desenvolvam senso crítico e valores relativos à defesa agropecuária, ambiental e à saúde coletiva. 

“Os cuidados com o meio ambiente” foi o primeiro tema da campanha, desenvolvido no mês de março. Em abril, o tema escolhido foi febre aftosa em função da primeira etapa de vacinação contra a doença, que acontece anualmente entre os dias 1º e 31 de maio, em que devem ser vacinados os animais com até dois anos de idade. 

Em maio, o tema abordado nas escolas será a conscientização quanto às queimadas. Até o final de 2016, serão realizadas outras quatro campanhas, abordando assuntos como inspeção de alimentos, defesa sanitária vegetal, raiva animal e agrotóxicos. 

 

 

Francine Castro

Compartilhar:

Deixar um Comentário