A diferença entre os preços dos cafés robusta e arábica tem diminuído, informou oCepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em alerta de mercado emitido hoje (13/4). O movimento ocorreu neste início de abril, segundo os estudiosos, quando os valores do robusta, o nosso conilon, seguem firmes, enquanto os do arábica estão em queda.
Na média deste mês (até o dia 12), o Indicador do arábica (posto cidade de SP) está apenas 95,73 reais/saca superior ao do robusta (a retirar no Espírito Santo), ambos do tipo 6, contra 120,75 reais/saca no mesmo período de março.
Segundo pesquisadores do Cepea, esse diferencial deve se estreitar ainda mais nas próximas semanas, já que a produção de conilon deve ser pequena, ao passo que a de arábica deve se recuperar. Entre 5 e 12 de abril, o Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6 peneira 13 acima avançou 1,02%, fechando a R$ 379,38/saca de 60 kg nessa terça-feira, 12. Já o Indicador do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, caiu 0,63%, indo para R$ 469,64/saca de 60 kg nessa terça-feira.
Leia mais: Entidades aguardam renegociação de dívidas dos produtores capixabas
CaféPoint