Cacau é antitussígeno, diz pesquisador inglês

0
Que o chocolate é uma delícia, isso todos já sabem. A novidade é que ele também seria um aliado para aliviar a tosse. A teoria é do chefe dos estudos cardiovasculares e respiratórios na Universidade de Hull, na Inglaterra, e membro fundador da Sociedade Internacional para o Estudo da Tosse, Alyn Morice. Ele afirma que já existe uma pesquisa para provar a tese, mas, por enquanto, ainda não existe um aval científico.
 
Segundo Morice, os medicamentos para tosse que contêm chocolate (cacau) são mais pegajosos e têm mais viscosidade que os remédios comuns, formando uma camada protetora nas terminações nervosas da garganta e, consequentemente, controlando a vontade de tossir. O professor se baseou num estudo chamado Rococo, previsto para ser publicado ainda este ano e que envolveu a participação de 163 pacientes.
 
De acordo com os pesquisadores, o grupo que tomou remédios à base de chocolate tiveram uma melhora significativa nos sintomas associados à tosse em dois dias, ao contrário das pessoas que beberam os xaropes convencionais.
 
Esta não é a primeira vez que estudos tentam provar que o chocolate pode ser eficiente para controlar a tosse. Pesquisadores do Colégio Imperial, em Londres, descobriram que a teobromina, um alcaloide encontrado no cacau, é mais eficiente em suprimir a vontade de tossir do que a codeína – ingrediente comum em medicamentos antitussígenos.
 
A ideia do pesquisador inglês Alyn Morice é de que a ação do cacau, combinada com outros ingredientes no xarope, possa ser benéfica para acabar com a tosse. Portanto, ele não defende a tese de que um simples pedaço de chocolate possa resolver o problema.
 
Sem comprovação
 
O vice-presidente da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica, Rodrigo Luís Barbosa, afirma que não existe um estudo comprovando cientificamente a relação entre o chocolate e a tosse.
 
Ele revela, no entanto, que uma substância encontrada no cacau e também no café, chamada metilxantina, pode ser uma aliada contra doenças respiratórias. "Ela possui uma propriedade broncodilatadora que pode ajudar a aliviar a tosse", diz o especialista.
 
 
 
 
Revista Encontro
Compartilhar:

Deixar um Comentário