O início da colheita do café no ES, em especial do conilon, que começa no dia 14 de maio, representa uma preocupação a mais para os agricultores capixabas por conta do aumento da violência no campo. O ES é o segundo maior produtor de conilon do país. O café, que é o principal produto da agricultura capixaba, é um atrativo para os bandidos que agem no interior por conta do seu valor de mercado.
“Nessa época de colheita crescem os roubos de carga, de maquinários usados na irrigação e até de fios de alumínio e cobre. Por conta da onde crescente de violência nós estamos marcando uma agenda com o secretário de segurança, André Garcia, para que o Estado possa reforçar o policiamento no interior, a exemplo do que é feito no período de verão, nos balneários capixabas, para dar mais segurança aos nossos produtores rurais”, afirmou a presidente da comissão de agricultura da assembleia legislativa, deputada Janete de Sá (PMN).
A parlamentar ressaltou ainda que não é só a colheita do café que precisa de atenção das autoridades, a pimenta do reino, que também é um produto lucrativo e outras culturas também merecem uma repressão contundente aos casos de violência.
A reunião da comissão de agricultura com o secretário estadual de segurança, está sendo agendada para a próxima terça-feira, 23, às 10hs da manhã. São membros efetivos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá, os deputados Padre Honório, Raquel Lessa, Eliana Dadalto e Freitas.
A comissão de agricultura da Assembleia Legislativa se reúne todas as terças-feiras, às 10hs, no plenário Rui Barbosa. Sugestões de demandas da população podem ser repassadas pelo telefone da comissão que é o 3382-3735 ou pelo email: comissaoagricultura@al.es.gov.br.
Campo Vivo com informações de assessoria