Rio Bananal pretende criar programa de assistência aos produtores rurais

1

rio bananalO portal Campo Vivo dá sequência à série de entrevistas com os secretários de agricultura dos municípios mais importantes para o setor no Espírito Santo. Você acompanha quais são as propostas e os desafios que os novos gestores tem pela frente em seus mandatos.

A entrevista desta quinta-feira (2) é com o Secretário de Agricultura de Rio Bananal, Ricardo Entringer.

Confira:

O baixo volume de chuva registrado em Rio Bananal no passado, fez com que os rios secassem e as reservas de água nas propriedades reduzissem de nível. A secretaria de agricultura do município disse que a produção de café e pimenta do reino, as principais atividades agrícolas desenvolvidas na cidade, registram perda de 60%, por causa da seca. Para que o cenário agrícola da cidade não seja o mesmo de 2016, a prefeitura pretende ampliar os serviços de assistência aos agricultores da cidade este ano.

Ricardo Entringer - Secretário de Agricultura de Rio Bananal

Ricardo Entringer – Secretário de Agricultura de Rio Bananal

“Temos uma expectativa de em até três meses, os trabalhos de mecanização já estejam em funcionamento para os produtores de Rio Bananal. Vamos ouvir os produtores e estabelecer critérios para a execução do trabalho”, disse Ricardo Entringer, secretário de agricultura da cidade.

O projeto está sendo elaborado em parceria com o Incaper. A expectativa é atender cerca de mil e quinhentos produtores na cidade, oferecendo serviços de preparo de solo, aração e beneficiamento de grãos.

Além disso, o município pretende promover a construção de caixas secas e pequenas barragens nas propriedades.

“Agora no início do mandato estamos ajustando os equipamentos, dando manutenção no que for necessário para prestar toda assistência aos produtores da cidade”, disse o secretário

Preservação ambiental

A preservação ambiental também entrará em pauta nas reuniões com os agricultores de Rio Bananal. A discussão sobre a reservas de água da chuva e o aumento na produção de água nas propriedades terá incentivo na cidade. O engenheiro agrônomo do Incaper na cidade, disse que os produtores rurais podem contribuir com ações ambientais.

“Precisamos trazer a responsabilidade ambiental também para os produtores rurais. É preciso aumentar a produção de água nas propriedades para que a irrigação não fique totalmente comprometida. Quando chove, a água escorre pelos morros em meio as plantações e deixa de infiltrar no solo e abastecer as nascentes”, disse Bruno.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

1 comentário

  1. Luiz Alberto Schwambach Em

    Um secretário que na atual situação não coloca como prioridade de sua gestão a construção de caixas secas e pequenas barragens , simplesmente vai ajudar muito pouco aos produtores e o povo de uma forma geral. Sem água não ha vida.

Deixar um Comentário