Carne: governo diz quem pode exportar à UE

0

 


O Ministério da Agricultura divulgou às Superintendências Federais de Agricultura uma primeira lista preliminar com 739 propriedades rurais habilitadas a exportar carne bovina à União Européia (UE). Essas fazendas passaram por auditoria e se enquadram no conceito de Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras).


A relação das fazendas é bem menor do que as 6.800 propriedades cadastradas no sistema e que estão em regiões sem embargo da UE à exportação de carne. A região compreende os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás e parte de Mato Grosso. Minas Gerais, com 636 propriedades, tem o maior número de estabelecimentos autorizados, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 66 propriedades. Mato Grosso teve 16 propriedades habilitadas, Espírito Santo, 11 (sendo 2 no município de Linhares), e Goiás, 10.


A lista foi entregue pelo secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, na segunda-feira, em Bruxelas, ao Serviço de Sanidade e Controle da UE. A divulgação da lista pelo órgão oficial deve ocorrer hoje. A partir de 1º de fevereiro, apenas animais dessas propriedades podem ser abatidos com a intenção de exportação para a UE.


O Eras prevê, ainda, normas rígidas de rastreabilidade, como o cadastro de todos os animais da fazenda no sistema, a identificação individual e o registro de todos os procedimentos adotados desde o nascimento ou a desmama de cada animal.


O Estado de São Paulo

Compartilhar:

Deixar um Comentário