Escolha do filtro de água afeta a eficiência da irrigação no campo

0

Foto: Hydra Irrigações

A produção de alimentos passa por uma série de etapas, como a escolha da área a ser plantada, o cultivo, a irrigação, a colheita e a distribuição. E um dos processos mais importantes nessa cadeia produtiva é levar água em quantidade suficiente para que as plantas cresçam saudáveis.

O uso de filtros profissionais no sistema de irrigação, que possuem certificação quanto a sua procedência e qualidade, é importante para o produtor porque garante a longevidade do equipamento e uma performance confiável.

“Qual é o sentido do filtro? É filtrar. As passagens de água são muito pequenas, então as partículas sólidas que se encontram nelas devem ser removidas. E, para que isso aconteça, deve ser removido com critério e qualidade. O filtro profissional retém a sujeira com eficiência”, explica o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações.

Distribuição da água

Uma das principais preocupações do produtor é garantir que todas as plantas recebam a quantidade certa de água. E a opção pelos filtros certificados evita problemas de entupimento dos gotejadores, como explica o engenheiro agrônomo.

“É importante ter um filtro profissional instalado porque ele vai assegurar longevidade na utilização, ou seja, o equipamento vai durar muito mais tempo e enquanto estiver trabalhando, terá uma desempenho confiável, evitando dores de cabeça ao produtor com um monte de emissores entupidos. Na maioria das vezes, processo de entupimento é irreversível”, afirma Torezani.

Tipos de filtro

Ele destaca ainda que outra vantagem desse tipo de filtro é a limpeza por meio de retrolavagem, o que facilita o trabalho no campo.

Existem hoje filtros profissionais de diversos tipos, nacionais e importados, que seguem as normas técnicas autorizadas pela legislação.

“O produtor poderá optar por filtros automáticos ou manuais, de areia ou de discos, enfim, opções não faltam. E para fazer a melhor escolha, o ideal é que ele procure um profissional competente para ajudar a identificar a solução mais adequada”, completa.

Com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário