Empresa capixaba contribui com pesquisa sobre produtividade de cacau no exterior

0

Foto: Hydra Irrigações

A Hydra, empresa de Linhares, foi indicada pela Netafim Global, fabricante israelense de equipamentos de irrigação, para desenvolver um projeto de pesquisa junto com a Universidade das Índias Ocidentais, com o objetivo de ampliar a cultura do cacau em Trinidad e Tobago, na América Central.

Uma equipe capixaba está na cidade de Mt. Hope para fazer a instalação de um sistema por gotejamento, acompanhada por pesquisadores da instituição.

O primeiro contato surgiu há cerca de um ano, uma vez que a universidade, por meio de seu Centro de Pesquisa do Cacau, desejava aprimorar os métodos de plantio e manejo de irrigação, buscar os melhores clones para a região e repassar para os agricultores do país esses resultados para desenvolver esta cultura no país caribenho, melhorando a qualidade e a produtividade.

Essa troca de informações técnicas, que aconteceu via e-mail e telefone, foi primordial, pois subsidiou a universidade na captação dos recursos necessários à implantação da proposta.

 

Instalação

A partir disso, a Hydra desenvolveu o projeto no Espírito Santo e enviou uma equipe técnica a Trinidad e Tobago para fazer a instalação do sistema de irrigação. A previsão é que essa fase dure 15 dias.

O engenheiro agrícola e gerente comercial da Hydra, Abel Rodrigues da Fonseca, e o eletricista de força e controle Fernando Donateli Diniz viajaram para o país, onde acompanham a implantação do projeto.

De acordo com Abel da Fonseca, caberá à Hydra o fornecimento de todo o material; a supervisão da montagem, automação e testes; orientações técnicas quanto à operação e manutenção; e instruções agronômicas para o manejo da irrigação.

 

Expertise

“Estamos participando do projeto de pesquisa por conta do nosso conhecimento sobre essa cultura especificamente, pela característica investigativa e tecnológica, e pelo domínio que temos na instalação e operação dos equipamentos Netafim”, disse Abel.

O trabalho está sendo desenvolvido em uma fazenda da universidade e é acompanhado por membros da instituição designados para o estudo.

Trinidad e Tobago é um país da América Central formado por duas ilhas de clima tropical e terreno montanhoso, banhadas pelo Mar do Caribe. Possui 1,3 milhão de habitantes e a capital é Porto de Espanha.

A Universidade das Índias Ocidentais é um sistema de ensino superior que serve a 17 países de língua inglesa, como Trinidad e Tobago, e territórios do Caribe.

Com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário