Embrapa caminha para instalar Unidade Mista de Pesquisa no ES

0

 embrapaUm dos estados do Brasil com grande participação agropecuária na economia pode ganhar um impulso extra para o setor. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) caminha para instalar uma base física no Espírito Santo, por meio de um modelo compartilhado com as instituições locais. A negociação teve inicio nesta semana.

“Estamos trabalhando uma ampla parceria para consolidar a instalação dessa unidade física da Embrapa no Espírito Santo. O objetivo é criar um modelo de inteligência que contemple todas as excelências em recursos humanos e laboratoriais existentes em nosso estado, agregando uma presença maior da Embrapa nesse grupo institucional”, destaca o deputado Federal Evair Vieira de Melo (PV-ES).

Na sede da Embrapa, em Brasília, uma comitiva capixaba esteve reunida com diretores e pesquisadores da Empresa para estabelecer estratégias de criação de um modelo compartilhado para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação. Participaram o deputado Evair de Melo, o presidente do Incaper Marcelo Suzart, o engenheiro agrônomo do Incaper, Enio Bergoli, representantes do Movimento Agricultura Forte ES, Fernanda e Edivaldo Permanhane, o presidente da Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos, Geraldo Ferreguetti, e o diretor da Associação de Avicultores do Espírito Santo, Oderli Scheneider, entre outras representações do setor.

Nos próximos dias, o grupo de trabalho da ação irá apresentar as informações preliminares das estruturas de instituições como Incaper, Ifes, Ufes e Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica, localizado em Santa Teresa. Um marco inicial da atuação da “Unidade Mista de Pesquisa da Embrapa no Espírito Santo” poderá ser um trabalho no bioma Mata Atlântica, identificando oportunidades para recuperação ambiental e para a geração de novas receitas para o setor rural.

Mesmo sem base física, a Embrapa já mantém atuação importante em território capixaba. Umas delas são as cooperações técnicas com o Incaper, para o desenvolvimento de tecnologias e variedades na cafeicultura e na fruticultura e na melhoria da infraestrutura operacional do órgão capixaba.

Campo Vivo com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário