Coopbac lança linha própria de fertilizantes

0

Produtos BAC Nutri foram desenvolvidos especificamente para culturas típicas da região Norte do Espírito Santo

Imagem: Divulgação

A Cooperativa de Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac) lançou uma linha própria de fertilizantes, a BAC Nutri, desenvolvida para atender às necessidades de cooperados e produtores rurais da região Norte do Espírito Santo e áreas vizinhas. Por meio de produtos que fornecem nutrientes específicos para cada cultivo, a cooperativa pretende auxiliar o desenvolvimento de culturas típicas da região, como o café e a pimenta.

Aliando estudos de mercado e tecnologia, a cooperativa desenvolveu oito tipos de fertilizantes. O presidente e cooperado da Coopbac, Tomas Batista Silveira, conta que a linha de produtos foi estudada desde o início das atividades da cooperativa. Buscaram-se fórmulas que pudessem trazer maior desempenho, qualidade, segurança e resultados para cooperados e produtores rurais.

“A ideia de desenvolver uma linha própria de fertilizantes foi discutida desde a constituição da nossa cooperativa. A meta nasceu junto com os nossos princípios, que prezam por segurança e tecnologias que atendam aos nossos cooperados. A proposta foi ganhando corpo com a estruturação do planejamento estratégico da Coopbac, desenvolvido nos últimos sete anos”, explica Silveira.

Para levar o projeto adiante, foi necessário realizar uma pesquisa de campo. A tarefa de buscar as necessidades dos cooperados e produtores rurais no entorno da Coopbac ficou ao encargo do gerente comercial da cooperativa, Augusto Cesar Rodrigues, que diagnosticou uma carência de produtos condizentes às necessidades nutricionais e peculiaridades da região Norte do Espírito Santo. Graças a essa pesquisa prévia, os fertilizantes desenvolvidos estão alinhados às características e desafios de culturas agrícolas locais.

O cooperado e diretor administrativo da Coopbac, Erasmo Carlos Negris, explica que a cooperativa procurou uma empresa qualificada para desenvolver os fertilizantes a fim de garantir a eficácia dos produtos. “Segurança e confiabilidade. Esses são os dois principais pilares de constituição da Coopbac. Por isso, procuramos empresas que trouxessem segurança para desenvolver a nossa linha de fertilizantes”, destaca.

A cooperativa firmou parceria com duas empresas para desenvolver as fórmulas, uma indústria capixaba focada em tecnologia, inovação e segurança e uma empresa de Minas Gerais pertencente a um conglomerado de indústrias, cujos serviços são voltados para setores variados. A primeira desenvolveu a solução de cálcio IncaMg, e a segunda, os demais produtos que fazem parte da linha BAC Nutri.

O PROCESSO DE PESQUISA

De acordo com o diretor administrativo e cooperado da Coopbac, Erasmo Carlos Negris, as fórmulas da linha BAC Nutri foram desenvolvidas com base em mais de 7 mil análises de solo e folhas, materiais coletados ao longo dos últimos 20 anos.

“O estudo foi fundamental para observamos o comportamento do solo em várias fases pela variação climática, tanto de estresse quanto de abundância hídrica. Também foi estudado o comportamento das plantas e as variações que ocorrem com aumento ou diminuição da oferta nutricional em virtude da variação de preços dos insumos”, detalha o diretor.

A pesquisa foi liderada pelo engenheiro agrônomo José Sebastião Machado Silveira, um dos cooperados fundadores da Coopbac. Seus estudos propiciaram uma análise sistemática de culturas agrícolas da região Norte capixaba, em diversas fases climáticas e produtivas, ao longo dos últimos anos.

O desenvolvimento das fórmulas em laboratório foi iniciado há cerca de um ano, considerando a necessidade de equilibrar quimicamente o balanço extraído das análises em campo. “Com a estabilidade de mistura concluída, a linha BAC Nutri pôde ser lançada. Os fertilizantes contam com matérias-primas oriundas da indústria alimentícia e fórmulas eficazes, visando entregar uma maior disponibilidade de nutrientes para as plantas”, informa Negris.

FEEDBACKS POSITIVOS E NOVIDADES

A recepção da linha BAC Nutri pelos cooperados e produtores rurais que trabalham próximos às dependências da Coopbac tem sido positiva, na percepção do presidente da cooperativa.

“O resultado entregue pela linha por si só já é uma grande conquista, mas a ideia de se ter produtos desenvolvidos especificamente para a nossa região é vista com bons olhos, tanto por parte de nossos cooperados quanto por parte dos produtores rurais que têm acesso aos produtos” destaca Tomas Batista.

Até o início de 2023, a Coopbac planeja apresentar mais cinco fórmulas, que já estão em fase final de estudos.

OS PRODUTOS

Confira a lista dos oito produtos que compõem a linha BAC Nutri da Coopbac e as especificidades de uso de cada produto:

  • BAC 100 Conilon – máxima eficiência nutricional para o café conilon;
  • BAC 200 Pimenta – formulação completa para a cultura de pimenta-do-reino;
  • BAC 300 HF – balanço nutricional específico para as culturas de HF;
  • BAC Amino – complexo de aminoácidos desenvolvido para a região Norte capixaba e Sul baiana;
  • BAC Cooper – cobre quelatizado, prontamente disponível para as plantas;
  • BAC FER – ferro quelatizado, prontamente disponível para as plantas;
  • BAC Stimulus – bioestimulante desenvolvido para as culturas de nossa região;
  • InCaMg – alto fornecimento de cálcio e magnésio;

Os produtos podem ser adquiridos na loja de insumos agropecuários da Coopbac.

OCB/ES

Compartilhar:

Deixar um Comentário