O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessa quinta-feira (08), em São Mateus, mais uma capacitação com representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O trabalho, realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetaes), tem como objetivo ampliar o número de cadastros ambientais.
Segundo o chefe da Seção de Controle Florestal do Idaf, Fabrício Zanzarini, as pessoas capacitadas prestarão apoio para pequenos produtores vinculados aos sindicatos. “Essa parceria é importante para que mais imóveis rurais estejam devidamente em dia com o CAR até o prazo definido pelo Governo Federal, de maio de 2016. A expectativa é de que, a partir de agora, um grande número de propriedades seja atendido pelos sindicatos em todo o Estado”, diz Zanzarini.
Além de São Mateus, o treinamento (teórico e prático) já aconteceu nos municípios de Colatina, Alegre e Venda Nova do Imigrante. O próximo encontro será realizado ainda neste mês em Cariacica, finalizando os treinamentos em todas as regiões do Estado. Ao todo, deverão ser capacitadas aproximadamente 150 pessoas.
Os produtores interessados em fazer o CAR devem entrar em contato com os sindicatos rurais de seus municípios. Em caso de dúvidas, os escritórios locais do Idaf também estão à disposição.
O CAR é um documento obrigatório para todos os imóveis rurais, sendo pré-requisito para que o produtor possa ter os benefícios legais trazidos pelo novo Código Florestal Brasileiro, bem como para a emissão de licenciamento ambiental, venda ou transferência da propriedade e outras atividades ou autorizações.
Francine Castro