Roberto Rodrigues aborda perspectivas do agronegócio no 6º Debate Agro

0

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues participou, na noite desta sexta-feira (25), do 6º Debate Agro, em Linhares, abordando as ‘Perspectivas do Agronegócio Nacional’. O encontro reuniu 240 pessoas, representantes do segmento rural do Espírito Santo, entre produtores, técnicos, empresários e dirigentes de entidades e órgãos governamentais de municípios como Linhares, Pinheiros, São Mateus, Sooretama, Aracruz, Vitória, Jaguaré, Santa Maria de Jetibá, Marilândia, Colatina, entre outros.

Em sua palestra, Rodrigues apresentou dados sobre o potencial do Brasil no agronegócio mundial, como a oferta de alimentos para alimentação mundial que deverá ser 40% proveniente do Brasil. Abordou sobre os cenários internacionais que irão impactar na agropecuária nacional e sobre a organização e comunicação do setor que devem ser pontos primordiais a serem trabalhados pelo segmento. "Temos que mostrar para a opinião pública o que somos e fazer com que entendam a importância do agronegócio para o país", destacou.

O público presente participou atentamente da palestra e após a apresentação, o ex-ministro respondeu perguntas de profissionais selecionados para o Debate. O engenheiro agrônomo e ex-secretário de agricultura do ES, Valter Matielo, foi o primeiro a perguntar sobre os subsídios norte-americanos; depois o superintendente do CREA/ES, Wolmar Loss perguntou sobre agregação de valor no setor; e, por último, o ex-secretário de agricultura do ES, Enio Bergoli, questionou sobre investimentos em pesquisas, ciência e tecnologia.

O 6º Debate Agro tem patrocínio do Sicoob ES; Fertilizantes Heringer e Sistema OCB-SESCOOP/ES, e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo – Crea-ES, Leão Alimentos e Bebidas, BASF, Sindicato Rural de Linhares e Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/ES.

Palestrante – Engenheiro agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Roberto Rodrigues foi embaixador Especial da FAO para as Cooperativas e Presidente do LIDE Agronegócios. Participa de conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal. Foi presidente do COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, da SRB – Sociedade Rural Brasileira, da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, da Academia Nacional de Agricultura (SNA) e da ACI – Aliança Cooperativa Internacional. Foi Secretário de Agricultura do Estado de São Pauto e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

 

Veja mais fotos do evento no Facebook da Campo Vivo clicando aqui.

 

 

 

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário