Edição 27 da Revista Campo Vivo já circula no Espírito Santo e sul da Bahia

0

Confira o editorial com os destaques da edição:

 

O símbolo do café capixaba

Certa vez, há alguns anos atrás, produzindo um documentário sobre o produtor de cacau e político, Emir de Macedo Gomes, grande líder linharense e da cacauicultura capixaba, conversava com um de seus grandes amigos, Pedro Gonçalves, em seu apartamento em Vitória. Ao falar de Emir, o amigo, nitidamente, demonstrava sua admiração pelo legado deixado pelo produtor. “Quando o homem é honesto isso ‘corre o mundo’”, frisou Gonçalves, destacando que os valores se propagam sem precisar de mídia.

O diálogo que tive me veio na memória tão logo fiquei sabendo da morte do Dr. Dário Martinelli, um dos principais ícones da cafeicultura do Espírito Santo. Também político, por ter sido prefeito de São Gabriel da Palha e deputado estadual, Martinelli ficou marcado na nossa história pela implantação do café conilon nos anos 60, após erradicação dos cafezais no Brasil. Sua iniciativa, ao lado de outros importantes cidadãos, foi determinante para que o conilon se tornasse a principal atividade econômica e social do Estado. Tive muito pouco contato com Dário, mas, como diz Pedro Gonçalves, quando o homem tem seus valores, isso ‘corre o mundo’ e merece nosso reconhecimento. Fica nossa homenagem a este grande cidadão.

Nesta edição, nossa matéria especial é sobre o crescimento da cultura da pimenta-do-reino no Espírito Santo. A produção cresceu de forma acelerada nos últimos anos no Espírito Santo devido ao alto retorno financeiro que está proporcionando aos produtores do condimento. Em São Gabriel da Palha, terra de Dário Martinelli onde estivemos para produção da reportagem desta edição dias antes de seu falecimento, a qualidade do café mesmo em realidades diferentes mostra que é possível evoluir no aspecto qualitativo.

No mês que atingimos no Portal Campo Vivo na internet mais de 110.000 acessos mensais, a notícia da informatização da emissão de documentos fitossanitários no ES beneficia produtores. Ainda nesta edição, o estudo atualizado revela rendas variáveis das principais atividades econômicas do setor rural e revela que o custo de produção na agricultura subiu mais que a inflação no Estado. Esse é um dos desafios para a nova geração de agricultores capixabas que começa a surgir. Jovens que tem visto no campo uma nova oportunidade de trabalho, renda e qualidade de vida e são destaques nas páginas desta edição.

Acompanhamos dois importantes evento do agronegócio estadual. Em Santa Teresa, a IV Semana Tecnológica do Agronegócio que movimentou cerca de R$ 23 milhões e é considerado o maior evento de capacitação e negócios do cooperativismo capixaba. E em Linhares, a AgroExpoNorte movimentou R$ 25 milhões em negócios e atraiu 30 mil visitantes de 33 municípios capixabas e oito da Bahia.

Nossos artigos com conteúdo exclusivo e analítico de profissionais renomados e nossas seções completam esta edição especial.

Uma ótima leitura!

 

 

Franco Fiorot

Diretor/Editor

Compartilhar:

Deixar um Comentário