Idaf recebe representante do Instituto Mineiro de Agropecuária

por admin_ideale

Na manhã dessa quinta-feira (14), os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de inovação tecnológica que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o “Inova IMA”. O projeto foi apresentado pelo médico veterinário e gerente de projetos do Instituto, Bruno Rocha de Melo.

Segundo Bruno, a sistematização de dados é fundamental para um órgão de defesa agropecuária estadual. "Precisamos informatizar as atividades de campo e garantir o cumprimento das normas e a perfeita coleta de dados para que os trabalhos sejam cada vez melhor executados. Com isso, conseguimos obter informações analisáveis que estejam estruturadas numa base de dados, além de agregar transparência e credibilidade que são fundamentais para o nosso serviço”, diz.

Melo destacou, ainda, a importância do envolvimento da área meio, como administração, finanças, planejamento, entre outras. “Todos os setores precisam estar envolvidos e engajados para que seja possível viabilizar as mudanças necessárias na reformulação dos processos”, complementa.

O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, destacou que é importante que o Instituto também aperfeiçoe os trabalhos de campo com a inserção de aparatos tecnológicos que ofereçam melhores condições de trabalho ao profissional e agilizem o andamento do serviço. “O Sistema de Integração Agropecuária Online (Siapec) e o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), por exemplo, já cumpriram esse papel. Agora precisamos levar essa informatização também para os trabalhos de campo”, opina Chagas.

Inova IMA

O Inova IMA tem como objetivo o aperfeiçoamento da gestão e execução das atividades finalísticas, ditas de campo, utilizando-se para tal a melhoria dos processos operacionais e sua subsequente informatização. O projeto promove uma nova alavancagem na busca pela excelência operacional, contribuindo para que o corpo gestor e técnico usufrua de metodologias e tecnologias até então inexistentes no Instituto.

O Inova IMA prevê duas iniciativas para apoiar as equipes de fiscalização: "Acesso a uma biblioteca de e-books" e "Ajuda campo a campo". O primeiro faz com que cada nova publicação, seja de uma lei ou manual técnico, se transforme em informação para consulta a qualquer tempo nos tablets dos servidores. Já o outro é uma forma de auxílio no preenchimento de um formulário eletrônico. "Esta ajuda retornará ao fiscal orientações quanto ao significado de termos utilizados, vínculos legais, medidas a serem tomadas, tudo direcionado especificamente àquela etapa de fiscalização", explica.

 

 

 

 

 

Francine Castro

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar