Atuação do Idaf em pesquisa com morcegos é destaque em artigo científico

por admin_ideale

O trabalho do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foi destaque numa publicação do periódico Check List: Journal of Species Lists and Distribution.

O artigo, redigido por estudantes e pesquisadores do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apresenta a descoberta de uma espécie de morcego (Nyctinomops macrotis) até então não registrada no Estado.

Segundo a médica veterinária do Idaf, Karina Miranda Marinho, que participou da pesquisa, o Instituto recebe vários morcegos para identificação de possíveis ocorrências de raiva e, após realizar a coleta do cérebro, que é região usada no diagnóstico da doença, os animais eram posteriormente descartados. “Recebemos uma solicitação da Universidade para que eles pudessem utilizar a carcaça desses morcegos para pesquisa e, há dois anos, esse procedimento vem sendo adotado numa parceria com a academia. Nossa grata surpresa foi que, ao final de 2013, os estudantes identificaram uma espécie que não havia sido registrada ainda no Estado e o achado se transformou num artigo científico. É importante que essas descobertas sejam documentadas, garantindo que outros estudiosos tenham acesso a esse tipo de informação”, conta.

O artigo está disponível, apenas em inglês, no endereço http://www.checklist.org.br/getpdf?NGD177-13.

 

 

 

Francine Castro

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar