A partir desta quarta-feira (31), ficará mais fácil ter acesso ao Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Incaper (Proater) desenvolvido para 77 municípios do Espírito Santo. Apesar de ser um documento utilizado há anos, esta é primeira vez que programa será disponibilizado na Internet e poderá ser consultado no site do Instituto (www.incaper.es.gov.br).
O Proater é realizado anualmente em todos os escritórios locais e serve com um instrumento norteador das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que serão desenvolvidas junto aos agricultores. A programação está respaldada em diagnósticos e planejamento participativos com os agricultores familiares, lideranças sindicais e comunitárias, gestores públicos e técnicos. Pensando nisso, o Incaper vai disponibilizar as ações programadas para toda a população e gestores públicos on line.
“A população poderá conhecer as ações programadas para assistência técnica e extensão rural em todos os municípios do Estado. É uma maneira de deixar a etapa de acompanhamento das ações cada vez mais próxima aos agricultores e gestores públicos, permitindo maior integração entre os atores nas fases pós diagnóstico e planejamento. Além disso, os interessados poderão dialogar com os técnicos locais a fim de se informar sobre o andamento das ações planejadas”, frisa a chefe de assistência técnica e extensão rural do Incaper, Jaqueline Sanz.
Os documentos de todos os municípios do Estado, exceto Vitória, estarão disponíveis em um link no site do Incaper. Ao clicar no banner disponível, o internauta será direcionado para um mapa do Espírito Santo, onde poderá consultar o link direto para o documento de Proater de cada município. Além do diagnóstico in loco e participativo, existem informações subsidiadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Prefeituras Municipais e demais instituições que fornecem informações e dados acerca dos municípios.
Segundo Jaqueline Sanz, para subsidiar esses documentos, que estarão disponíveis, foram realizadas mais de 300 oficinas entre os anos de 2009 e 2010. Nos últimos dez anos foram atendidos, anualmente, uma média de 50 mil agricultores. Estas ações estiveram respaldadas nesses diagnósticos e planejamento participativos.
“As ações programadas visam à agregação de valor, geração de renda, organização social, a produção sustentável, diversificação agropecuária e, particularmente, a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares e pescadores artesanais. Essas ações, por terem sido planejadas de forma participativa, estão associadas aos sonhos e anseios dos agricultores familiares, dos técnicos envolvidos no processo e na busca pela garantia de acesso às políticas públicas e aos programas institucionais de fortalecimento da agricultura familiar”, disse Jaqueline Sanz.
Além das ações do Proater, o Incaper executa projetos de pesquisa, fomento institucional e coordena projetos e programas especiais.
Ana Carolina Marchesi
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

