Encontro de produtores de cacau em Itarana

por admin_ideale

Com lavouras livres da vassoura de bruxa, doença recorrente no cacau, o município de Itarana apresenta condições favoráveis para desenvolvimento da cultura cacaueira. Na busca por incentivar a diversificação agrícola e potencializar esse diferencial, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promove um encontro técnico entre produtores do município, na próxima quarta-feira (27), com participação de agricultores também de regiões vizinhas.

Temas como produção de mudas de cacaueiro, manejo das plantações e as perspectivas futuras para a atividade no Estado serão debatidos das 7h30min às 11h40min, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itarana, na Sede. São parceiros da iniciativa a Prefeitura local e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A expectativa é de que 150 pessoas participem do evento.

Durante a programação, os produtores rurais vão visitar a propriedade dos Irmãos Krauser, na comunidade de Alto Sossego, que é referência no cultivo de clones de cacau. De acordo com o extensionista do Incaper e um dos palestrantes do evento, César Santos Carvalho, Linhares é o município capixaba com maior área de plantio de cacau. Entretanto, Itarana desponta com produção média por hectare maior que Linhares.

“Chegamos a uma média de mil quilos por hectare, enquanto em Linhares a colheita gira em torno de 400 a 500kg. Para otimizarmos, ainda mais, os números em Itarana, já que o município apresenta grande potencial para a cacauicultura, vamos promover esse intercâmbio de experiência com técnicos de Linhares”, afirma. Ele explica que a região não possui focos da doença vassoura de bruxa, disseminada a partir de mudas da Bahia. “A distância e topografia serviram como uma barreira para nós, já que estamos mais distantes da Bahia comparados a Linhares, por exemplo, que possui incidência da doença”, completa.

Por meio dos conhecimentos que serão passados, o objetivo do encontro é motivar os fruticultores a aumentar a produtividade por meio das novas tecnologias e clones disponíveis no mercado para a lavoura cacaueira, segundo o extensionista. Ele, que irá apresentar um panorama das lavouras de cacau no município em palestra no evento, acrescenta que a cultura do cacau tem papel fundamental na diversificação agrícola e, consequentemente, no aumento de renda das famílias rurais.



Jardim clonal


Um jardim clonal de cacau será implantado na propriedade do agricultor Paulo Fiorotti, a previsão é para setembro, também na comunidade de Alto Sossego. A partir das mudas cultivadas serão produzidos materiais genéticos para a produção de novas mudas clonais e enxertia. Estes clones são resistentes à vassoura de bruxa e produtivamente comprovados.


Em Itarana, a produção média por colheita é de 30 mil quilos de cacau. Ao todo, são 30 hectares envolvidos na atividade. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever no dia e local do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Escritório Local do Incaper: (27) 3720-1103.


Programação
7h30min – Inscrição dos participantes
8h30min – Palestra ‘Perspectivas futuras da cultura cacaueira’, com Bernardino Binda Filho, da Ceplac em Linhares
9h – Palestra ‘Produção de mudas de cacaueiro’, com Carlos Alberto Spaggiari Souza, da Ceplac de Linhares
9h45min – Lanche
10h – Palestra ‘Situação atual das lavouras de cacau de Itarana’, com César Santos Carvalho, extensionista do Incaper
10h45 – Palestra ‘Manejo das plantações de cacau no Espírito Santo’, com Álvaro Cândido da Silva, da Ceplac de Linhares
11h40 – Encerramento oficial


 


Ana Carolina Marchesi


 


 


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar