Capacitação explica como combater cochonilha no café Conilon

por admin_ideale

Para evitar que os produtores rurais do município de Iconha tenham uma queda de produtividade devido aos ataques de cochonilhas na região, o Incaper realiza nesta sexta-feira (22), o Encontro de Controle de Cochonilha do Café Conilon, a partir das 14 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Iconha. A palestra será ministrada pelo pesquisador do Incaper, Maurício Fornazier, e conta com a presença de cerca de 50 produtores de café do município.


As cochonilhas são pequenos insetos que sugam a seiva das plantas, podendo se tornar pragas em importantes culturas como o café e prejudicar grande parte da colheita. No município, a cochonilha tem prejudicado a produção de café Conilon em aproximadamente 10%, mas a expectativa é de uma melhora depois da realização do encontro, que já aconteceu no ano passado e neste ano se repete para ampliar o número de produtores rurais que realizam trabalhos de prevenção da doença nas propriedades.


De acordo com o extensionista do Incaper, Carlos Antônio de Melo, o treinamento é realizado nesta época do ano, por ser o momento ideal para começar o inicio do controle desta praga. “A partir do mês de agosto o produtor deve começar a realizar o controle da cochonilha e o processo de proteção deve continuar até o fim do mês de novembro, época que acontece a granação, para que a praga não prejudique a produção da lavoura”, explica.


Dentre as instruções, o pesquisador do Incaper vai explicar como utilizar os inimigos naturais da cochonilha, como os insetos benéficos que cada local possui, que se alimentam destas pragas evitando a propagação nas lavouras de café Conilon.


O pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, afirma que é necessário o produtor rural conhecer a espécie de praga e seus inimigos naturais que existem na propriedade. “Estes inimigos naturais das cochonilhas podem ser mortos com a utilização de agrotóxicos e conhecendo os insetos benéficos, é possível observar que tipo de manejo é necessário para evitar as pragas”, comenta.


A produção de café Conilon no município de Iconha teve uma produtividade de 25 sacas por hectares. Como a área de produção está em torno de 3.000 mil hectares, a produção anual alcançou cerca de 75 mil sacas de café em 2010. A expectativa de produção para este ano é animadora, já que as condições climáticas deste ano foram mais favoráveis do que no ano passado.


 


Leandro Abreu


 


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar