Estudo orienta plantio de sorgo, mamão e cacau

por admin_ideale

 


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para o sorgo safra 2011/2012 nos estados do Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais. A lista dos municípios contemplados pelo estudo e os períodos mais adequados para o plantio foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 20 de julho, e estão detalhados nas portarias de 238 a 255.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do país, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. O mamão pode ser cultivado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Pará, Paraná, Tocantins, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro e o cacau na Bahia e em Rondônia.

O sorgo exige clima quente para aproveitar seu potencial produtivo. Temperaturas entre 21ºC e 38ºC garantem bom desenvolvimento. Apesar da resistência à seca, a falta de chuvas, principalmente na fase de florescimento e enchimento dos grãos, pode provocar redução na produção.

Os principais produtores de mamão são os estados da Bahia e o Espírito Santo. A temperatura média para o desenvolvimento satisfatório da cultura é de 25ºC, com limites entre 21ºC e 33ºC. A fruta é sensível a geadas, e as baixas temperaturas afetam o volume e a quantidade da produção.

Já o cacaueiro exige calor e umidade, adaptando-se bem a regiões com temperatura média anual em torno de 23ºC a 25ºC. Chuvas bem distribuídas ao longo do ano, com um período de estiagem não superior a 2 meses, são ideais para o bom desenvolvimento da cultura. A média anual da umidade relativa do ar deve ser em torno de 80%.

Confira os detalhes do zoneamento nas portarias de 238 a 255:
http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=20/07/2011&jornal=1&pagina=3&totalArquivos=148


 


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento


 


 


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar