Cebola geneticamente modificada não faz chorar

por admin_ideale

 


As lágrimas geradas por uma cebola são um mecanismo de defesa da planta. Quando o vegetal é cortado, ralado ou quebrado, aminoácidos sulfóxidos e uma enzima particular da cebola são liberados. A enzima transforma os sulfóxidos em vapor que, em contato com os olhos, causa irritação.

O laboratório do Dr. Colin Eady, localizado na Nova Zelândia, desenvolveu uma cebola geneticamente modificada (GM) que acaba com as lágrimas “desligando” essa enzima. A cebola GM veio da descoberta, por cientistas japoneses, do gene da planta responsável pela produção das lágrimas.

Diferentemente de outros produtos GM, no caso dessa variedade de cebola, a enzima não é neutralizada pela adição de um gene ao genoma da planta. Nesse caso, o gene foi silenciado pelo processo de RNA interferência, e assim, os sulfóxidos não são convertidos nos agentes que levam ás lágrimas.

“Ao “desligar” o gene do fator lacrimogêneo, conseguimos impedir a formação de enxofre, tornando-o assim disponível para ser transformado em outros compostos, a exemplo daqueles relacionados ao sabor ou às propriedades nutritivas da cebola”, afirma o pesquisador.

Fonte: Growers for Biotechnology – Maio de 2011


 


CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia


 


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar