Unidade de Processamento de Mel será inaugurada em Dores do Rio Preto

por admin_ideale

Com o objetivo de incentivar a diversificação da agricultura e promover mais uma alternativa de renda para os produtores rurais de Dores do Rio Preto, nesta quinta-feira (01), será inaugurada uma Unidade de Processamento de Mel e distribuído entre 12 apicultores do município, 140 colméias e também kits com equipamentos necessários para a produção. A entrega e inauguração será às 09 horas, na propriedade do Sr. Manoel Leonardo, no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto.

Na oportunidade, também será realizado o I Seminário Apícola, em que os produtores serão capacitados sobre o manejo para povoamento das colméias.
Os recursos para aquisição dos equipamentos foram disponibilizados por meio de um edital de investimentos da Samarco. O município de Dores do Rio Preto foi o vencedor com o Projeto ‘Desenvolvimento da Apicultura Sustentável’, elaborado pelo Incaper em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o presidente da Fecapis, Márcio de Souza Moreira, inicialmente serão distribuídas 10 colmeias para cada um dos 12 agricultores que fazem parte da Apimel. As 20 demais serão para prosseguimento futuro da atividade. A Unidade de processamento será montada dentro das exigências da vigilância sanitária e a expectativa é que o mel de Dores do Rio Preto seja comercializado em supermercados e na merenda escolar.

“Hoje em dia no município existem 120 colmeias, que representam uma produção de três a quatro toneladas por ano. Com as novas colmeias esperamos dobrar a capacidade produtiva de mel em Dores do Rio Preto. O objetivo é gerar nova oportunidade de renda além da cafeicultura, promovendo a diversificação agrícola. Além disso, o processo estimula a polinização do café e contribui para a preservação ambiental, por exigir a presença de flores”, afirma Márcio.


O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com a Prefeitura de Dores do Rio Preto, a Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis) e a Associação Apícola Sustentável do Caparaó Capixaba (Apimel).



Paula Varejão

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar