96ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começa neste sábado

por admin_ideale

 


A 96ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), terá início no dia 1º maio e segue até o dia 31 do mesmo mês. A expectativa é imunizar todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade, alvo desta etapa, que totalizam no Espírito Santo aproximadamente 800 mil animais. É importante destacar que a vacinação é obrigatória e fundamental para a manutenção dos bons índices do Estado, que está há 14 anos sem ocorrência da enfermidade.


A médica veterinária do Idaf, Heloisa Helena Monteiro, explica que os novos procedimentos adotados na última campanha, ocorrida em novembro de 2009, continuarão em vigor, com o objetivo de manter atualizado o cadastro pecuário capixaba.


Sendo assim, para comprovar a vacinação, os produtores rurais devem entregar, nos Escritórios Locais e Postos de Atendimento do Idaf, além da nota fiscal da vacina, a Ficha de Classificação de Bovinos Vacinados, com os dados cadastrais do rebanho, contemplando o número de animais, sexo e faixa etária. Heloisa destaca que, com isso, possibilita-se um registro mais preciso do rebanho, aprimorando as políticas públicas relacionadas à pecuária.


A Ficha é fornecida pela loja revendedora de vacina, no ato da compra, e também está disponível no site do Idaf, no endereço eletrônico www.idaf.es.gov.br/Download/Ficha.pdf


Na última etapa da campanha, que abrangia todos os bovinos e bubalinos, independente da idade, foram vacinados 95,01% dos animais. O diretor-presidente do Idaf, Aladim Fernando Cerqueira, destaca que esta cobertura coloca o Espírito Santo dentre os melhores índices do Brasil. “Considerando os bons resultados que temos alcançado, é fundamental que os produtores não deixem de vacinar, pois assim somaremos força para pleitearmos, futuramente, o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação” afirma.


Febre Aftosa


A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). A perda de peso; febre; menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais são alguns dos sintomas clínicos da doença.


 



Jória Motta Scolforo

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar