O prefeito Leonardo Deptuslki lançou na última quinta-feira, no auditório do Ifes, campus Itapina, o I Concurso de Qualidade do Café Conilon. O evento contou com a participação de produtores rurais, sindicatos, associações, entidades e órgãos ligados ao setor cafeeiro. As inscrições começam no mês de maio e vão até junho, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e no escritório do Incaper. O resultado dos vencedores será conhecido em setembro, na Expocol.
O objetivo do concurso é estimular o produtor a melhorar a qualidade do café conilon, que hoje é o principal produto agrícola do município, gerando emprego e melhorando a arrecadação de impostos. Segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Colatina possui 3.500 propriedades que cultivam o café conilon, sendo a maioria de agricultores familiares. A produtividade média é de 30 a 40 sacas por hectare.
A previsão é de que com a melhoria da qualidade o produtor vai conseguir novos mercados e mais vantagem na comercialização. Para conseguir isto é necessário cumprir algumas etapas, especialmente na secagem do café. Sobre este assunto o presidente do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Evair Vieira Mello, disse que é preciso toda atenção, pois, é neste processo que é garantida a qualidade do café, e muitas vezes, é feita sem as devidas técnicas, seguindo a tradição dos antepassados.
Além do lançamento do concurso, o encontro contou também com palestras abordando as técnicas de irrigação mais apropriadas para cada propriedade e os cuidados para uma boa qualidade deste tipo de café, do qual o Espírito Santo é o maior produtor do país.
Comunicação / Pref. Colatina

