IBio e parceiros promovem seminário sobre gestão integrada de territórios em Ipatinga (MG)

por admin_ideale

 


Lideranças da bacia do rio Doce se reúnem entre os dias 9 e 11 de abril, em Ipatinga (MG), para o Seminário Internacional de Gestão Integrada do Território para o Desenvolvimento Sustentável. O evento é parte de um programa de formação, nos níveis técnico e de especialização, envolvendo lideranças dos meios empresarial, acadêmico, governamental e socioambiental para a gestão integrada da região.

A conferência de abertura do seminário, dia 9, será realizada por Eliezer Batista, membro do Conselho Deliberativo do Instituto BioAtlântica (IBio), ex-ministro de Minas e Energia e de Planejamento Estratégico e ex-presidente da Vale. A solenidade contará com a presença do governador do estado de Minas Gerais.

Entre os palestrantes confirmados para os dias 10 e 11, em quatro painéis temáticos e uma mesa-redonda, estão José Carlos Carvalho, secretário de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, Felipe Duarte Santos, vice-presidente da Comissão das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior, Fernando Ortega, Secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Peru, Luiz Oosterbeek, professor do Instituto Politécnico de Tomar, de Portugal, e Roberto Brandão Cavalcanti, professor da Universidade de Brasília e diretor-presidente do IBio.
O encontro, realizado com o apoio da prefeitura de Ipatinga, é organizado pelo IBio, organização catalisadora de iniciativas de restauração, conservação de ecossistemas e desenvolvimento sustentável; pela Fundação Gorceix, ligada à Universidade de Ouro Preto, e pelo Instituto Politécnico de Tomar, instituição portuguesa com experiência em gestão integrada de territórios.

“Esperamos que a capacitação facilite e viabilize a implantação de modelos de desenvolvimento sustentável desenhados de forma integrada e ajustados à realidade do território”, explica Inguelore Scheunemann, pesquisadora associada do IBio.

Dia 8, véspera do seminário, cerca de 80 lideranças da região se reúnem em um workshop de prospectiva regional, que contribuirá com as diretrizes do Programa de Fortalecimento do Capital Social e Qualificação em Gestão Integrada do Território (GIT) para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia do Rio Doce, oferecido nos próximos meses.

Realizado no Teatro do Centro Cultural Usiminas, o lançamento do Programa GIT é patrocinado por MPX Energia, Grupo Lorentzen, Usiminas, Anglo American e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan.


 


Instituto Bioatlântica

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar