O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai disponibilizar vagas de estágio para alunos do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim.
O Convênio de Concessão de Estágio foi assinado nesta terça-feira (30), entre o presidente do Incaper, Evair de Melo, e o reitor da Faculdade, padre João Batista Gomes, no auditório da instituição. A parceria foi firmada durante a aula inaugural do Programa Bolsa Sedu, que contou com as participações do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Roberto Casteglione, entre outras autoridades.
O convênio visa a atender estudantes de diversos cursos, como Geografia, Química, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental. Os alunos terão o acompanhamento de técnicos e pesquisadores do Instituto e poderão usufruir da vivência profissional nos laboratórios, fazendas experimentais e escritórios do Incaper no Sul do Estado.
Parceria
Para Evair de Melo, essa parceria é importante por propiciar a troca de informações entre os profissionais do Incaper e os estudantes, favorecendo a formação profissional dos mesmos e ampliando as oportunidades dos alunos no mercado de trabalho.
De acordo com a professora e coordenadora de estágio do Centro Universitário São Camilo, Cíntia Cristina Teixeira, o convênio será muito importante para o desenvolvimento profissional dos alunos. “Além dos estudantes vivenciarem na prática o que estudam em sala de aula e entrarem em contato com profissionais renomados, o estágio em um órgão que tem o reconhecimento do Incaper irá incrementar o currículo dos alunos”, afirma.
Ainda segundo a coordenadora, na região existe uma carência de empresas que fornecem espaço para estágio, quando avaliada a quantidade de estudantes da Faculdade.
Bolsa
Durante a cerimônia, estiverem presentes 120 alunos beneficiados com o Programa Bolsa Sedu. Durante a aula inaugural, o governador destacou a importância dos programas focados na formação dos jovens desenvolvidos pelo Governo do Estado.
“Desde 2003, a Educação tem sido prioridade. O Bolsa Sedu, por exemplo, vem oferecendo bolsas aos jovens da rede pública estadual. A seleção é feita através de uma prova, a cada ano mais concorrida. Este ano, tivemos 17 mil jovens disputando 1.600 vagas. Por isso, vocês merecem estar aqui e espero que continuem tendo a mesma dedicação que demonstraram até hoje”, disse o governador aos novos alunos do programa.
Paula Varejão

