O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza nesta terça-feira (09), uma excursão técnica com 22 produtores de pinos e eucalipto de Marechal Floriano. Os participantes irão visitar a propriedade Pindobas 4, em Conceição do Castelo, onde poderão observar modernas técnicas de manejo florestal.
No local, os produtores irão aprender como proceder para obter melhor produtividade e maior rentabilidade na comercialização da madeira. Posteriormente o grupo irá conhecer uma serraria na propriedade Pindobas 1, em Venda Nova do Imigrante.
De acordo com o técnico do Incaper de Marechal Floriano, José Onofre Pereira, o objetivo da visita é motivar os silvicultores do município a investir no manejo adequado das árvores, visto que madeiras grandes e grossas são mais valorizadas no mercado.
O técnico explica que, para obter madeiras de maiores proporções, o produtor deve cortar apenas 30% das árvores a cada quatro anos, técnica esta conhecida como desbaste. “Com esse procedimento o produtor vai disponibilizar espaço e tempo para que o tronco se desenvolva. Os silvicultores costumam retirar toda a produção com apenas quatro anos de cultivo, o que desvaloriza o produto na hora da comercialização, já que serão oferecidos troncos finos e pequenos”, afirma.
A silvicultura é a segunda maior atividade agrícola de Marechal Floriano, estando atrás apenas do café. O município apresenta dois mil hectares ocupados com o eucalipto em 300 propriedades rurais.

