Nesta sexta-feira (29), a qualidade do café será premiada em Iconha. Durante a programação do I Simpósio Sul Litorâneo de Café Conilon, haverá o encerramento do Concurso de Qualidade do Café Conilon 2008, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) pela segunda vez no município.
As atividades serão realizadas no Parque de Exposição Jaime Paganini, em Iconha, com a participação de aproximadamente 80 produtores da região. O simpósio tem início às 8 horas, com palestras de capacitação sobre o manejo da lavoura cafeeira e a comercialização do produto. Ao final do curso, às 16 horas, haverá a premiação com insumos agrícolas aos três agricultores familiares que produziram os melhores cafés da safra no município.
Os 23 produtores inscritos no concurso tiveram amostras de sua produção coletadas e analisadas por uma comissão composta por representantes do Incaper, do município e por um representante escolhido pelos produtores.
De acordo com o extensionista do Incaper, Marlúcio Pedro Bayerl, o objetivo do concurso é motivar para que o agricultor invista na qualidade do café Conilon e, com isso, melhore sua renda, oportunizando melhores preços no competitivo mercado consumidor.
O concurso e as capacitações fazem parte da Festa dos 84 anos de Emancipação Política, da XII Exposição Agropecuária e da IV Feira de Agronegócio de Iconha.
O município de Iconha tem sua economia baseada na agropecuária, com cerca de 1.160 propriedades rurais, num total de 3,5 mil hectares cultivados com café Conilon e três mil hectares cultivados com banana. A produtividade média da cafeicultura no município é de 30 sacas por hectare.

