Uma das atrações da 32º GranExpoES é o Café com Prosa, um espaço que reúne diversos representantes do setor agrícola e ambiental em torno da discussão de temas sobre recursos naturais. O assunto debatido na manhã desta quarta-feira (20) foi o ‘reaproveitamento dos resíduos do agronegócio’.
O encontro contou com a participação do professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Edmilson Costa, que foi o moderador da discussão. Também estiveram presentes representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Floreal (daf), Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e Ceasa, além de estudantes de faculdades particulares do Estado.
O diretor técnico da Ceasa, Carmo Zeitune, que foi um dos debatedores, destacou que a destinação de resíduos é um grande desafio e que a reflexão sobre o tema é fundamental. “A Ceasa gera diariamente 10 toneladas de resíduos e considero muito importante discutirmos a melhor forma de destinação deste material. Uma das nossas principais metas é fortalecer a educação ambiental, para contarmos com o apoio e participação do produtor no reaproveitamento dos resíduos”, afirmou.
O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Idaf, Ezron Leite Thompson, participou do “Café com Prosa” esclarecendo aos participantes sobre os trabalhos do Instituto na destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos.
Na ocasião, o técnico ressaltou que desde o ano 2000, a Lei Federal atribui ao produtor rural a obrigação de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos. Sendo que todo loja revendedora deve ter um local apropriado para receber as embalagens.
Após a devolução a indústria é a responsável pela destinação do material devolvido, que é reciclado e transformado em artefatos como cordas e caixas de baterias.
“O Idaf atua junto ao produtor rural orientando sobre a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, além disso, realizamos o recolhimento de produtos vencidos e de uso não autorizado nas propriedades rurais do Estado” afirma Ezron.
Próximos debates
Adequação Ambiental das Propriedades Rurais
Quinta-feira (21) – 08 às 10 horas
Proposta de melhoria na produtividade agrícola de forma a diminuir os impactos sobre os recursos naturais
Fundágua / Pagamentos por Serviços Ambientais
Sexta-feira (22) – 08 às 10 horas
A vanguarda do Espírito Santo na remuneração do produtor rural pela preservação e recuperação ambiental

