Uma novidade da 32º GranExpoES é o “Café com Prosa”, um espaço que reúne diversos representantes do setor agrícola e ambiental para um café da manhã seguido de discussão sobre temas ligados à melhor utilização dos recursos naturais. O assunto debatido nesta quinta-feira (20) será a ‘Adequação Ambiental das Propriedades Rurais’, das 8 às 10 horas.
O coordenador do Programa de Adequação Ambiental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Miguel Ângelo Aguiar, irá apresentar projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag).
Miguel Aguiar irá abordar as exigências legais de preservação dos espaços rurais, como a manutenção da reserva legal, que consiste na ocupação de 20% da área total da propriedade com florestas, e das áreas de preservação permanente, que se referem às margens de rios, cabeças de nascentes, topo de morros e áreas com declividade acentuada. Além disso, ele vai falar sobre a necessidade dessa legislação e as vantagens que a adaptação ecológica traz para o agricultor.
“Esse tema precisa ser discutido para que seja quebrado o paradigma de que a floresta dentro da propriedade só causa empecilhos e desperdício de espaço. “Práticas ecologicamente corretas contribuem para a conservação da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, preservação do solo, biodiversidade, resistência da plantação à seca, retenção de água no solo entre outros benefícios”.
Próximo debate:
Fundágua / Pagamentos por Serviços Ambientais
Sexta-feira (22) – 08 às 10 horas
A vanguarda do Espírito Santo na remuneração do produtor rural pela preservação e recuperação ambiental
O primeiro tema do ‘Café Com Prosa’ foi o ‘Reaproveitamento dos Resíduos do Agronegócio’, na quarta-feira (20).

