A grande novidade da GranExpoES 2008 é a Fazenda Ecológica, que inclui várias atividades de educação ambiental: exposição da maquete da bacia hidrográfica do rio Doce com ênfase nas áreas agropecuárias do Espírito Santo; oficinas educativas para o público infantil; três rodadas de bate-papo com temas interligando água e agropecuária, chamados Café com Prosa; apresentação da Trilha dos Animais, corredor reproduzindo ambiente de floresta, onde serão apresentadas esculturas em fibra de vidro de animais da bacia do Doce; e um espaço de valorização da cultura rural, meio ambiente e sustentabilidade, chamado Cozinha Ecológica.
O maior evento do agronegócio capixaba acontece entre os dias 19 e 24 de agosto de 2008, no Centro de Eventos Floriano Varejão, município de Serra – região metropolitana de Vitória-ES. A presença de representantes de mais de metade dos municípios do estado garante variedade de atrações, mostras de produtos e serviços.
Em sua 32ª edição a GranExpoES 2008 consolida-se como uma das melhores vitrines do agronegócio da região centro leste do país. A expectativa dos organizadores é superar os números da última edição, quando estiveram presentes em torno de cem mil visitantes e fechados negócios no valor de R$20 milhões.
Fazenda Ecológica
Abordando como temáticas a preservação ambiental, pagamento por serviços ambientais, saneamento rural, destinação de resíduos sólidos, além de proteção do solo, da biodiversidade, dos topos de morro e das matas ciliares, a Fazenda Ecológica pretende atrair e sensibilizar agropecuaristas, estudantes e visitantes em geral para a importância da conscientização ambiental para a produção sustentável.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Extrema Eventos e Participações, coordenadora da GranExpoES, o Projeto Águas do Rio Doce, órgãos governamentais e outras instituições do terceiro setor, como as ONGs Alma do Rio, Aderc, Bio Lago e Eco-Futurismo.
A Arcelor Mittal/CST, sediada na Serra, município onde acontecerá a GranExpoES 2008, confirmou sua participação como parceira da Fazenda Ecológica; dando continuidade à parceria com o Projeto Águas do Rio Doce, que vem desde 2005, quando aconteceu o I Fórum das Águas do Rio Doce,
Café com Prosa
Pela primeira vez os aspectos econômicos e ambientais do agronegócio serão discutidos por órgãos públicos, privados e do terceiro setor em mesas redondas, durante o Café com Prosa, uma das atrações da Fazenda Ecológica na GranExpoES 2008. Confirmadas as presenças da Seama – Secretaria Estadual de Meio Ambiente,através do IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo – e Seag – Secretaria Estadual de Agricultura, através do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – e Idaf – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo.
Nos dias 20, 21 e 22 (quarta, quinta e sexta-feira), a conversa começa ao pé do fogão à lenha, dentro da Cozinha Ecológica, acompanhada de biscoito, café e frutas, e continua no auditório climatizado, num amplo debate entre governo, sociedade e lideranças empresariais e rurais. Será o momento de discussão de três importantes temas que unem água e economia.
No primeiro dia o tema será os resíduos produzidos no meio rural e sua destinação, especialmente para produção de outras riquezas, na indústria ou no próprio meio rural. Na quinta-feira, o bate-papo é sobre a adequação das propriedades rurais às exigências da legislação ambiental, de forma a ampliar a produção sem comprometer a preservação de mananciais e da biodiversidade.
O encerramento dos debates, na sexta-feira, traz uma das mais importantes conquistas do segmento rural em termos ambientais nos últimos tempos: o pagamento por serviços ambientais. Trata-se de uma forma de compensação financeira ao produtor rural pela proteção e recuperação de áreas de nascentes, matas ciliares e topos de morro, visando a melhoria da quantidade e da qualidade das águas que garantirá o abastecimento nas cidades e nas indústrias.

