A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Agrotóxicos da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai realizar reunião extraordinária nesta terça-feira (12), às 13 horas, no Plenário “Dirceu Cardoso” do Palácio “Domingos Martins” – sede do Poder Legislativo Estadual.
As reuniões da CPI mudaram de horário em função de um requerimento apresentado na semana passada pela deputada Janete de Sá (PMN). Com isso, os trabalhos, que antes ocorriam às 10 horas, passam a ser às 13 horas, sempre às terças-feiras.
Além da troca de horário, a parlamentar é autora de outros dois requerimentos que constam da Ordem do Dia. Ambos solicitam o agendamento de reuniões dos membros da CPI com Rubens Rasselli, reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e com Perly Cipriano, diretor do Departamento de Promoção dos Direitos Humanos (DPDH), da Secretária de Estado dos Direitos Humanos.
O deputado Day Pagung (PRP) também é autor de requerimento que será submetido à apreciação da Comissão. O parlamentar solicita o agendamento de reunião com o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf), Antônio Francisco Possatti, e com o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Gilmar Gusmão Dadalto, para solicitar cópia de relatórios que tratem sobre intoxicações decorrentes do uso e manuseio de agrotóxicos de uso doméstico, veterinário e raticidas.
O objetivo da CPI dos Agrotóxicos é apurar possíveis irregularidades com danos à vida humana e ao meio ambiente em face do uso de produtos agrotóxicos comercializados por empresas privadas instaladas no Estado do Espírito Santo.
Preside a Comissão a deputada Janete de Sá (PMN), já Wanildo Sarnáglia (PTdoB) é o vice-presidente, Atayde Armani (D25) é o relator, Dary Pagung (PRP) e Vandinho Leite (PR) são efetivos. Robson Vaillant (D25) é suplente.

