O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aprovou comercialmente, em 24 de julho, o milho MON 89034, uma nova tecnologia da Monsanto para proteção da cultura do milho contra o ataque de alguns insetos-praga importantes.
A nova tecnologia controla pragas de parte aérea da planta e será combinado com tecnologias que controlam pragas de raiz, por exemplo, e também que conferem tolerância a herbicidas (tecnologia RR). Um exemplo de produto combinado é o milho YieldGard VT Triple PROTM, que deverá ser disponibilizado aos agricultores americanos em 2009.
A família de tecnologias YieldGard utiliza genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), que ocorre naturalmente no solo, para propiciar a proteção contra insetos-praga que se alimentam da planta e causam, dentre outros prejuízos, a redução da produtividade na cultura do milho.
O milho MON 89034, que contém duas proteínas de Bt, será também combinado com outros milhos geneticamente modificados para gerar o milho SmartStax, uma nova plataforma de milho desenvolvida pela Monsanto e pela Dow AgroSciences, com previsão de disponibilidade para os agricultores americanos em 2010. O milho SmartStax irá propiciar a proteção contra plantas daninhas e insetos-praga pela combinação de um pacote mais abrangente de tecnologias dentro da semente do milho.
Aprovações do milho MON 89034 também foram obtidas em países importadores como Japão, México, Canadá e Colômbia, sendo que outras aprovações importantes estão em processo. As informações são da assessoria de imprensa da Monsanto.
Agrolink

