Representantes dos diversos setores agropecuários e agricultores dos municípios da Região Noroeste do Estado receberam, na tarde desta quarta-feira (16), a edição exclusiva do livro Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para a região. Os municípios contemplados são Ecoporanga, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Boa Esperança, Nova Venécia, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Domingos do Norte. O documento foi elaborado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag).
A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Arthur Krüger, em Vila Pavão, e contou com uma apresentação do Novo Pedeag, feita pelo subsecretário da Agricultura, Cléber Guerra, que explicou aos participantes as etapas que envolveram a elaboração do documento. “O Pedeag é resultado de um amplo debate que envolveu técnicos, lideranças e vocês produtores rurais. Foram mais de 20 oficinas temáticas e diversos seminários regionais”, afirmou. Também foram apresentadas as principais estratégias e diretrizes do Plano para a região.
O livro Novo Pedeag, com edição exclusiva direcionada para a Região Noroeste, tem uma tiragem de mil exemplares, com 123 páginas que mostram as principais estratégias para o setor agropecuário. Também apresenta um diagnóstico setorial, propondo metas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do café, fruticultura, suinocultura, pecuária bovina e cana de açúcar, entre outros segmentos.
O secretário de Estado da Agricultura, César Colnago, também esteve presente no evento e destacou que o Espírito Santo é o primeiro Estado a fazer um planejamento específico para a agricultura. “O plano reúne a sabedoria popular e o conhecimento científico e técnico. Fizemos um documento para cada região, respeitando as diferenças de cada uma e ressaltando as potencialidades. Também faz parte dos estudos, uma preocupação com os recursos hídricos naturais e com a infra-estrutura no meio rural”, afirmou.
“Esse Plano vai mudar muita coisa na vida de nós produtores, porque agora teremos estratégias a seguir. É um orgulho muito grande participar disso tudo, com certeza nossa realidade não será mais a mesma”, disse o produtor de café, Davi Pagung.
Próximos eventos
Nesta quinta-feira (17) é a vez dos produtores da Região Litorânea-Extremo Norte receberem seus exemplares. A solenidade de entrega acontece, a partir das 10 horas, no Teatro Municipal de Montanha. Na próxima semana, as regiões Serrana e Sul também serão contempladas com edições do Novo Pedeag exclusivas para cada pólo.

