Técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Atílio Vivácqua (Semderma), juntamente com alunos e professores da Faculdade de Castelo (Facastelo), realizam, nesta quarta-feira (02), uma visita técnica a quatro propriedades rurais das localidades de Santa Cruz e Independência, no município.
O objetivo da atividade é orientar, de forma personalizada, os agricultores familiares sobre procedimentos que contribuam para a melhoria da qualidade e produtividade do leite em suas propriedades.
As visitas técnicas têm sido realizadas regularmente no município. A meta, desta quinta visita, é que todos os 180 pecuaristas leiteiros de Atílio Vivácqua sejam assistidos.
De acordo com o extensionista do Incaper de Atílio Vivácqua, Jovany Rita Soares, este é um trabalho considerado pioneiro no Estado, uma vez que se destaca pelo acompanhamento individual de cada espaço rural do município. “Depois de determinado um roteiro, o grupo de técnicos e universitários vai até cada local e aponta o que pode ser melhorado, capacita os produtores, aplica modificações e, posteriormente, monitora o andamento dos processos produtivos”, explica Jovany.
Aproximadamente 20 alunos de veterinária da Facastelo, acompanhados pelos professores, irão visitar as propriedades com o objetivo de observar se algum animal necessita de tratamento e implantar a técnica da inseminação artificial. Os técnicos do Incaper prestam assistência agronômica, por meio da aplicação de técnicas que melhorem a qualidade da produção leiteira.
A Cooperativa de Laticínios Selita participa do evento por meio da disponibilização de lanche aos participantes e medicamentos a preço de custo para os produtores familiares.
Atílio Vivácqua possui sete mil hectares de área ocupada com a pecuária leiteira e a produção do município chega a cinco milhões de litros de leite por ano.

